Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Palestra realizada por sindicato docente da UFAM sofre tentativa de interferência

Uma atividade de formação sindical realizada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua – Seção Sindical do ANDES-SN) foi interrompida, na última sexta-feira (19), por um homem que se identificou como Sérgio Kruke, líder do Movimento Conservador do Amazonas e candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro. O evento era aberto a toda comunidade e ocorria na sede do sindicato, localizada no campus da UFAM.

O invasor fez imagens, com um aparelho celular, da sede da Adua SSind. no momento no qual ocorria a palestra, chamada Universidade sob Ataque e a Defesa da Democracia e proferida pelo professor da UFRJ e ex-diretor do ANDES-SM, Luis Eduardo Acosta. A atividade discutia justamente a intensificação dos ataques e das ameaças às instituições federais de ensino, à categoria docente e à educação pública durante o atual governo. 

Antes do ataque, em um vídeo publicado em uma rede social, o homem aparece dirigindo e dizendo que “estava a caminho de comprovar uma denúncia de crime eleitoral dentro da Universidade Federal do Amazonas”. Ao chegar, fez imagens da sede do sindicato, onde ocorria a palestra

A Adua SSind. repudiou a intimidação e ressaltou o direito constitucional à livre manifestação política, já referendado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para a seção sindical, a ameaça confirmou a necessidade de defender e garantir a liberdade de expressão e os espaços de diálogo dentro das universidades.

(Assessoria de Comunicação do ANDES-SN com edições da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.