Balanço da gestão 2018-2020: tesouraria
A atuação da Tesouraria, assim como de toda a Diretoria da ASPUV, pautou-se pela defesa da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade, de pleno alcance social, e na defesa dos direitos da categoria. Tendo em mente esse princípio como norteador de ações, e ciente da necessidade de estimular o debate, não negligenciou a atenção aos merecidos momentos de descontração oferecidos pelas confraternizações, como meio legítimo de estreitamento dos laços de amizade e solidariedade no seio da categoria docente.
As realizações advindas do exercício do cargo levaram em conta que a Tesouraria da ASPUV tem a sua atuação disciplinada pelo seu Regimento Geral e pelo Manual de Procedimentos da Tesouraria. Todavia, cabe um breve histórico na condução das contas e dos acontecimentos que colocaram obstáculos extras na atuação da Seção Sindical.
A Tesouraria possui uma conta corrente geral de onde são realizados os pagamentos. Essa conta geral tem aplicação com resgate automático. Ao longo dos anos, o rendimento dessa aplicação apresentou pequeno crescimento constante, fruto da aplicação financeira. Mas nos últimos anos, em função da profissionalização e sofisticação na realização de festividades na entidade sindical, aliada ao aumento no número de eventos, teve início uma queda nesse rendimento, isto é, para fazer frente às despesas tornou-se necessário usar parte do rendimento da aplicação.
O equilíbrio entre receitas (contribuição dos sindicalizados, aluguéis, rendimentos financeiros, jurídico e outras fontes) e despesas (fixas e variáveis, e mais o aporte aos fundos) apontava para uma lenta perda de superávit. O estrangulamento estava concentrado no custo crescente dos gastos com as comemorações. Pensou-se em produzir momentos de confraternização a custos mais baixos.
De fato, com menos de um ano de gestão, em janeiro de 2019, a remuneração do fundo de aplicação da conta geral passou a crescer novamente. Isso mostra que é possível manter os necessários momentos de descontração dos sindicalizados dentro do orçamento desde que os custos dessas comemorações caibam em intervalos mais modestos.
Infelizmente a inversão apontada no parágrafo anterior durou muito pouco porque a Medida Provisória n° 873 de março/2019 do atual governo, que proibiu o desconto em folha, deixou a ASPUV sem meios de arrecadação. A partir dessa data a Seção Sindical, após discutir intensamente, optou por propor aos sindicalizados o desconto por débito automático.
O mês de março (que desconta do sindicalizado no início de abril) teve arrecadação zero (foi necessário recorrer ao fundo de reserva para honrar as despesas). Os meses subsequentes foram de intensa mobilização para recompor receitas minimamente compatíveis com despesas.
Essa operação, que teve início ainda em março 2019, continua de pé até hoje porque alguns sindicalizados ainda não operacionalizaram essa autorização na instituição bancária.
Aliado aos transtornos causados pela MP 873 já citados acima, um grupo de sindicalizados resolveu não aderir à nova forma de contribuição (por débito automático), o que contribuiu para uma sensível perda de receitas. Esses fatos inviabilizaram totalmente a realização de confraternizações já rotineiras como o dia do trabalho, o aniversário da ASPUV e o dia do professor, comemorados respectivamente em maio, junho e outubro.
Ainda assim, graças aos esforços de boa parte dos sindicalizados que atenderam ao chamado da Diretoria da ASPUV e de seus funcionários, a Seção Sindical continua de pé e caminha resoluta na luta em defesa dos direitos da categoria.
Dentre as realizações da Tesouraria no biênio 2018-2020 destacam-se:
1)A troca de funcionária na Tesouraria causando nítida melhora no desempenho técnico de tarefas de tão alta responsabilidade.
2)Migração do desconto em folha para o Débito Automático.
Esse movimento além de alcance financeiro tem também alcance político porque torna a Seção Sindical totalmente independente de decisões que emanem de governos para a sua atuação.
3)Desenvolvimento de um sistema de um Banco de Dados da ASPUV
O sistema engloba o cadastro dos sindicalizados, o controle financeiro das contribuições e o agendamento de uso dos espaços da Seção Sindical. Esse Banco de Dados, facilmente atualizável, tornará mais ágil não apenas a movimentação da tesouraria mas também outros setores internos da ASPUV.
4)Construção um programa que irá auxiliar a Tesouraria (a funcionária e os tesoureiros que vierem a ocupar o cargo em gestões posteriores) a desempenhar o trabalho com mais rapidez seja no planejamento do orçamento anual, seja nas tarefas do dia a dia.
Assim sendo, a Tesouraria, nas pessoas de sua funcionária e seus dois tesoureiros, acredita que cumpriu o trabalho no biênio com zelo e dedicação.
(Tesouraria da ASPUV)