Assembleia reafirma continuidade da greve docente na UFV
A assembleia da categoria docente, realizada na tarde dessa quinta-feira (6), reafirmou a continuidade da greve. Participaram 117 professores, somados os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.
Após a mesa dar os informes locais e nacionais, foi aberta discussão para avaliação da greve. Entre outros pontos, os presentes destacaram que a próxima semana será decisiva aos rumos do movimento, considerando a realização das seguintes reuniões: 1) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior com o presidente Lula na segunda (10); 2) do Ministério da Educação (MEC) com os técnicos administrativos na terça (11); e 3) do MEC com os docentes na sexta (14). Em sua maioria, os professores analisaram que a greve está no seu ápice de repercussão e mobilização com universidades ainda aderindo.
Considerando os encaminhamentos da mesa e da base, foram colocados em votação os seguintes pontos:
- levar ao Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN que reforce as negociações também no âmbito do Congresso Nacional (existe a possibilidade de apresentação de um Projeto de Lei do Congresso Nacional – PLN – para destinar um índice de recomposição salarial aos docentes em 2024. As articulação com deputados e senadores também pode interferir na liberação de recursos para a educação federal). A proposta foi aprovada com 57 votos favoráveis, 14 contrários e 4 abstenções.
- incluir a saída da greve como ponto de pauta na próxima assembleia da categoria. Por contraste, o encaminhamento foi rejeitado por ampla maioria, tendo recebido apenas três votos favoráveis.
A assembleia também aprovou a construção de uma nota de apoio aos professores da rede estadual do Paraná em luta contra a privatização das escolas e de repúdio ao inconstitucional pedido de prisão da docente Walkiria Mazetto, presidente da APP-Sindicato, que representa a categoria.
67º Conad do ANDES-SN
Encerrados os encaminhamentos sobre a greve, a assembleia ainda escolheu as/os docentes, que vão representar a ASPUV no 67º Conad, instância deliberativa do ANDES-SN, que ocorrerá em julho, em Belo Horizonte (MG). São eles:
- Mônica Pirozi (campus Viçosa) – delegada da diretoria.
- Carolina Gonçalves Campos (campus Viçosa) – observadora
- Karla Trigueiro (campus Florestal) – observadora.
- Neilton Ferreira Junior (campus Florestal) – observador.
- Larissa Sousa Campos (campus Rio Paranaíba) – observadora.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)