Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Assembleia comunitária discute orçamento da UFV e volta ao ensino remoto

Uma assembleia comunitária, envolvendo todos os segmentos que compõem a UFV, irá debater a situação orçamentária da universidade após o mais recente corte de verbas feito pelo governo e a possibilidade de retorno ao ensino remoto. A atividade será nesta terça-feira (05), às 12h20, no DCE Barzinho. A ASPUV é uma das organizadoras da assembleia, ao lado de outras representações sindicais, coletivos e movimento estudantil.

Cortes na UFV e Reuni Digital

Na última semana, o governo voltou a tirar recursos das instituições federais de ensino. Com isso, em apenas um mês, as universidades e colégios da rede perderam R$ 619 milhões. No caso da UFV, este novo corte de 8,3%  (R$ 7,16 milhões) significa a paralisação das atividades antes do término do segundo semestre letivo, conforme nota divulgada pela administração. Essa é uma realidade não apenas da UFV. Outras universidades, como a UFRJ, também relataram o mesmo problema com a iminente interrupção do funcionamento.

Na mesma semana dos novos cortes, o Ministério da Educação (MEC) relançou o Programa para Expansão da Educação a Distância nas Universidades Públicas Federais (Reuni Digital). O objetivo é ampliar o número de vagas em cursos superiores a distância. Na avaliação do ANDES-SN, não se trata de coincidência: o governo quer aproveitar o momento de retorno às atividades presenciais, após a adoção do ensino remoto emergencial, para ampliar a educação a distância. O corte de verbas colocaria as universidades sem alternativa, para não fecharem as portas, a não ser migrarem para o digital.

Assembleia comunitária Para barra os ataques às condições de trabalho e ensino: a questão orçamentária da UFV

Terça-feira (05), 12h20 – DCE Barzinho

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.