ASPUV solicita participação em reunião do Consu sobre Future-se e rejeita proposta em ofícios à Reitoria
A ASPUV protocolou junto à Reitoria, nesta sexta-feira (09), dois ofícios relacionados à discussão sobre o Future-se. O primeiro solicita um espaço para debater o projeto na próxima reunião do Conselho Universitário (Consu), nesta segunda (12). O segundo requer a realização uma assembleia comunitária, na terça (13), com participação de toda a comunidade acadêmica também sobre assunto e expressa a posição do sindicato de rejeição veemente ao projeto.
“Por se tratar de um projeto que atinge tão fortemente todos os integrantes da comunidade universitária, entendemos ser imprescindível o diálogo antes de qualquer decisão ou medida a serem tomadas”, diz trecho de um dos ofícios.
No documento, a ASPUV aponta uma série de ataques contidos no projeto, que colocam em risco o caráter público, a qualidade, a autonomia, o compromisso com o desenvolvimento social e, até mesmo, a sobrevivência das universidades federais. “Em síntese, o Future-se retira do Estado a sua obrigação de fornecer ensino público de qualidade e entrega, nas mãos da iniciativa privada, um patrimônio construído ao longo de décadas e que pertence ao povo brasileiro. Dessa forma, colocamo-nos na contramão dos países mais desenvolvidos do mundo, que fazem aportes maciços no ensino e na pesquisa, por serem esses setores estratégicos para qualquer nação realmente soberana”, destaca outro trecho.
O envio dos ofícios com a solicitação de debate seguem deliberação de assembleia da categoria, realizada nessa quinta-feira (08).
Os ofício protocolados pode ser lidos nos links abaixo.
Ofício solicitando espaço na reunião do Consu
Ofício solicitando assembleia e expressando rejeição ao Future-se (parte 1)
Ofício solicitando assembleia e expressando rejeição ao Future-se (parte 2)
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)