ASPUV solicita à Reitoria informações sobre situação orçamentária da UFV após anúncio de cortes
A ASPUV, em conjunto com os demais sindicatos representantes de servidores da UFV, encaminhou ofício à Reitoria solicitando informações sobre a situação orçamentária da universidade. Além da seção sindical, assinam o documento a Associação de Profissionais de Nível Superior da UFV (Atens), Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Viçosa (Sinsuv) e Associação dos Servidores Administrativos da Universidade Federal de Viçosa (Asav). O ofício foi entregue, na manhã desta terça-feira (07), por representantes das entidades ao chefe de gabinete, José Rogério de Oliveira.
Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o bloqueio de 30% nas verbas das universidades e institutos federais. Diante do congelamento, diversas instituições foram a público relatar as dificuldades que serão ocasionadas. Em alguns casos, até mesmo a possibilidade de não conseguirem manter as suas atividades até o fim do ano. A UFV, no entanto, ainda não se pronunciou.
O texto lembra também outra ação recente do Governo Federal que impacta diretamente as universidades. Trata-se do Decreto nº 9.725, que extingue cargos de direção e funções gratificadas. Segundo documento obtido com exclusividades pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a UFV perderá 274 funções gratificadas.
“Serve a presente comunicação para solicitar que seja dado conhecimento às entidades sindicais do alcance e dos impactos que estas medidas causaram e tendem a causar nas atividades educacionais, no planejamento administrativo e na previsão orçamentária da nossa instituição”, diz o documento.
Confira aqui cópia do ofício na íntegra protocolado junto à Reitoria.
Leia também:
– Bloqueio de 30% no orçamento vale para todas as federais, anuncia MEC
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)