ASPUV se solidariza com o professor Bartomélio Martins
A Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV) vem a público manifestar a sua solidariedade ao colega Bartomélio Martins, professor da rede estadual de ensino em Viçosa. Bartomélio foi alvo de diversos ataques e ofensas após a realização de uma feira de sociologia na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, onde leciona, e que trazia como tema os movimentos sociais. Entre outros, o professor foi chamado de “retardado de esquerda” por uma página política no Facebook.
A ASPUV repudia qualquer tentativa de intimidação ou censura em sala de aula. A liberdade de cátedra é princípio básico de uma educação crítica, transformadora e comprometida com o desenvolvimento de um país. Cabe ainda ressaltar que o conteúdo da feira não destacava partidos políticos e, sim, lutas legítimas e democráticas, como pela reforma agrária, dos movimentos negro, de mulheres e LGBT. Em um Brasil com índices alarmante de concentração de terra, violência no campo, crimes de ódio, feminicídio, ataques à população LGBT e que vive um verdadeiro genocídio do seu povo negro, essas pautas são urgentes e necessárias, sendo a escola um local estratégico para a discussão e enfrentamento desses problemas.
Bom destacar que a feira é um projeto de anos, que conta com a parceria do PIBID de Sociologia da UFV e consta no calendário letivo não só da escola, mas também da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova. Um trabalho sério que não pode nem deve ser tratado com ofensas desrespeitosas e de baixo nível, como foi o caso.
Todo o nosso apoio ao professor Bartomélio!
Por uma educação sem mordaça!
Pelo respeito aos professores e à educação pública!
A luta pelos direitos sociais, contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia também é uma luta da Aspuv!
Diretoria da ASPUV
Gestão 2018-2020