ASPUV saúda as trabalhadoras neste Dia de Luta da Mulher, 8 de março
Neste 08 de março, Dia Internacional de Luta da Mulher, a ASPUV saúda todas as trabalhadoras!
O sindicato é, essencialmente, um espaço para avançarmos na construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de opressões. Portanto, esta é uma data fundamental para a ASPUV, na qual reiteramos veementemente o nosso compromisso com a luta das mulheres.
Confira, a seguir, mensagem da vice-presidente do sindicato, Mônica Pirozi.
Origem do Dia da Mulher está ligado à luta das trabalhadoras
A origem do Dia Internacional da Mulher está ligada a mobilizações de operárias no fim do século XIX e início do século XX. Uma série de protestos protagonizados pelas trabalhadoras levou a histórica militante alemã Clara Zetkin a propor, em 1910, a criação de um Dia Internacional da Mulher no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhagen. O 8 de março veio a se consagrar efetivamente como um dia dedicado à luta das mulheres trabalhadoras em 1917, em função de protesto realizado na Rússia, que ficou conhecido pelo nome Pão e Paz. Na ocasião, aproximadamente 90 mil operárias manifestaram, entre outros, contra as péssimas condições de trabalho e a fome.
Quem é Margarida Maria Alves?
O cartão da ASPUV alusivo ao Dia de Luta da Mulher este ano traz uma frase da sindicalista paraibana Margarida Maria Alves (1933-83).
Margarida assumiu, em 1973, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB), tendo atuação fundamental na luta por direitos básicos, como férias e carteira assinada. Durante a sua gestão, implantou um projeto de alfabetização para adultos e também militou pela erradicação do trabalho infantil na lavoura. Foi assassinada com um tiro de espingarda a mando de fazendeiros da região. Sua luta inspirou a Marcha das Margaridas, movimento que reúne trabalhadoras rurais de todo o país desde 2000.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)