Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV participa de audiência sobre retorno às atividades presenciais na UFV

A ASPUV foi uma das entidades participantes de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira (16) pela Câmara Municipal de Viçosa, que discutiu as perspectivas sobre o retorno às atividades presenciais da UFV e os seus impactos para a comunidade. O sindicato foi representado pelo presidente Edilton Barcellos. Também estavam presentes a ASAV, ATENS, DCE, APG, integrantes da administração municipal, da administração da universidade e da superintendência regional de saúde.

“Não existem soluções prontas para um problema tão complexo e, consequentemente, nós vamos construindo as soluções moduladas para a nossa realidade. Algo tem que ser deixado muito claro: não existe nenhuma cidade no Brasil em que a universidade é tão importante para a cidade como aqui em Viçosa (…). A pressão que nós recebemos da própria cidade para o retorno presencial é muito grande, porque nós sabemos do impacto que é a não presença física dos estudantes em nossa universidade para a economia do município”, disse o reitor da universidade, Demetrius David da Silva, durante a audiência, em uma das primeira falas da noite.

Na sequência, o superintende da regional de saúde de Ponte Nova apresentou dados relativos à covid-19. Marcus Schitini destacou que Viçosa apresenta uma taxa de letalidade menor do que a média regional e a média nacional. O número de casos, no entanto, voltou a subir na última semana, o que traz um sinal de alerta, principalmente relacionado ao surgimento e à propagação de novas variantes do vírus. 

O presidente da ASPUV lembrou, então, que, apesar de ações eficientes do município, não há como descolá-lo do contexto nacional: “há uma incerteza do que vai acontecer, porque o município de Viçosa não é independente do resto da federação. Tudo o que acontece aqui é parte, é reflexo das políticas governamentais, do governo atual federal, tudo que a gente puder fazer aqui está vinculado a isso. Viçosa sozinha, ou a região, não tem condições de reagir a esse efeito, combater a pandemia, se ela não tem a colaboração federal no sentido de garantir algumas coisas que a gente precisa. Por exemplo: 80% de vacinação, primeira e segunda doses, para a população toda brasileira. Nós não sabemos, diante de todas essas incertezas, se será alcançado até o fim do ano”.

Possível retorno das atividades presenciais da UFV em janeiro

A audiência pública foi realizada na mesma semana em que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV aprovou indicativo de retorno das atividades presenciais dos cursos de graduação a partir de 24 de janeiro de 2022. Segundo o calendário deliberado, o período letivo 2021/2 se inicia, de maneira remota, no dia 22 de novembro. Entre 23 de dezembro e 23 de janeiro, haverá recesso escolar com retomada das atividades no dia 24, retorno este que poderá, portanto, ser presencial. 

A audiência na íntegra pode ser conferida abaixo:

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.