Aspuv participa de ato unificado contra a reformas da Previdência, Trabalhista e a terceirização
Sindicato, movimentos sociais e outras entidades, incluindo a Aspuv, realizaram, em Viçosa, um ato unificado contra as reformas da Previdência, Trabalhista e a terceirização. A atividade foi na manhã da última sexta-feira (28), dia de Greve Geral em todo o país. Apesar da chuva, centenas de moradores da cidade participaram e demonstraram preocupação frente a essas medidas.
A concentração do ato começou às 6h em frente às Quatro Pilastras. De lá, os participantes saíram em caminhada pelo Centro até a Estação Cultural Hervé Cordovil. No trajeto, na Praça Silviano Brandão, foi realizada uma assembleia popular. Nela, representantes das entidades realizadoras do ato e participantes puderam falar sobre as reformas e a terceirização. A presidente da Aspuv, Sylvia Franceschini, destacou o caráter suprapartidário dessa luta, uma vez que as medias impactam direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. Também disse que é hora de cobrar dos deputados e senadores mineiros que se posicionem contrariamente às mudanças.
Além da Aspuv, também estiveram à frente da organização da atividade a Associação dos Servidores Administrativos da UFV (Asav), Associação dos Profissionais de Nível Superior da UFV (Atens) o Sindicato dos Servidores da UFV (Sinsuv), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Frente Feminista, Levante Popular da Juventude, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região, Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Viçosa e Sindicato do Comércio de Viçosa. Em todo o país, ocorreram mobilizações semelhantes nesse dia, que foi estabelecido como Dia de Greve Geral por entidades de diversos segmentos, incluindo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A adesão dos professores sindicalizados à Aspuv foi aprovada em assembleia.
(Assessoria de Comunicação da Aspuv)