Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV faz novo alerta para golpe

A ASPUV volta a alertar os seus sindicalizados para tentativas de golpe que estão sendo realizadas, tendo como potenciais vítimas principalmente os aposentados.

Trata-se do envio de comunicação a respeito de supostos títulos previdenciários a serem recebidos. Para resgatar o dinheiro, o golpista pede o depósito de uma parcela, solicitação comum em fraudes.

A ASPUV orienta os seus sindicalizados que fiquem atentos a correspondências e informes do tipo e, em caso de recebimento, procurem o setor jurídico pelo e-mail juraspuv@gmail.com ou telefone (31) 99239-8283.

Exemplo de correspondência distribuída

Sinais de que se trata de um golpe

Em geral, comunicações do tipo não contêm selo de autenticidade verificável em órgão público. Fraudes mais ‘grosseiras’, sem qualquer verossimilhança,  atribuem títulos de entidades públicas ou privadas e de autoridades signatárias inexistentes ou desconhecidas.

Além disso, comunicações sobre o recebimento de supostos valores a serem pagos ‘com urgência’ vêm com a seguinte característica: o beneficiário é ‘induzido’ a pagar um determinado valor mediante depósito, transferência bancária ou outra modalidade a fim de adiantar supostas custas processuais ou tributos de alguma natureza (impostos, taxas, etc.).

A regra é que pagamentos judiciais e administrativos jamais são comunicados por fontes não confiáveis (privadas) e tais correspondências, dados os avanços tecnológicos do Judiciário e outros órgãos federais e estaduais, nunca vêm desacompanhadas do selo de verificação de autenticidade.

Por fim, ressalta-se que os benefícios resultantes de processos judiciais que obtiveram êxito não necessitam de qualquer adiantamento de custas, em 99% dos casos, estas são compensadas no próprio processo judicial.

(Assessoria de Comunicação com Assessoria Jurídica da ASPUV)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.