Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV e entidades sugerem reconsideração em edital do Agros para formação de dirigentes

A ASPUV; em conjunto com a ASAV, ATENS, SINSUV e APAGROS; enviou ao Agros ofício, no qual sugere alterações em edital para seleção de banco de talentos para formação e qualificação de potenciais dirigentes para o instituto de seguridade.

Um dos itens do referido edital estabelece que serão aceitas as inscrições dos 20 primeiros candidatos que atenderem aos pré-requisitos estipulados. Para as entidades, o critério é inapropriado, uma vez que “desconsidera o já consagrado critério do mérito por conhecimento e experiência, universalmente usado em todos os concursos públicos por imposição da constituição, do RJU e de outros mecanismos jurídicos do marco regulatório da seleção pública. Isto porque, embora o AGROS seja pessoa jurídica de direito privado, a boa governança exigida pela PREVIC e a natureza social de suas atividades fazem que ele se oriente pela ética da administração pública”.

Dessa forma, sugerem a reparação do item, substituindo a cláusula por “critério de mérito que contemple as exigências das leis da Previdência Complementar”. As entidades signatárias propõem quatro pontos: 1) a formação de uma banca de seleção experiente em prova de títulos; 2) a adoção de valores para os títulos de acordo com o nível e área deles; 3) a valorização da experiência do candidato em número de anos de atuação na referida área; e 4) a divulgação da composição da banca, da lista de inscritos e do resultado do processo com pontuação.

Formação e qualificação de potenciais dirigentes do Agros

O Agros divulgou que, em parceria com a UFV, conduzirá o Programa Piloto de Formação e Qualificação de Potenciais Dirigentes. Segundo o instituto, o objetivo é possibilitar a capacitação dos participantes que têm interesse em atuar em funções da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O programa consistirá em atividades como treinamento e cursos de extensão. Após a conclusão, os participantes serão incluídos em um “banco de talentos”, sendo considerados aptos para assumir as funções acima citadas.

*Crédito da foto em destaque: divulgação Agros

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.