ASPUV discute Período de Outono e trabalho docente
O trabalho remoto e, especialmente, as questões envolvendo o Período Especial de Outono (PEO) na UFV, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), foram debatidos em uma reunião ampliada da ASPUV, nessa terça-feira (19). Participaram integrantes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho de Representantes e Grupos de Trabalho (GTs).
Os professores relataram as discussões sobre o PEO já feitas pelos seus respectivos departamentos, entendendo que ações do tipo devem partir da base e não serem impostas por instâncias superiores. Alguns aplicaram questionários junto aos estudantes, o que alertou para a dificuldade de uma ampla parcela em acessar as tecnologias necessárias para o acompanhamento de disciplinas de forma remota, o que iria de encontro ao princípio constitucional da isonomia. Foi levantada, diante dos apontamentos, a possibilidade de que sejam ofertadas aquelas de cunho formativo ou cultural, além de cursos livres, não disciplinas cujos créditos sejam abatidos na carga horária do semestre letivo.
Especificamente sobre o trabalho docente frente a essa situação, destacou-se uma possível precarização das atividades. Uma preocupação é quanto a casos de assédio moral decorrentes de pressão para a oferta de disciplinas, o que pode atingir sobremaneira professores que não dominam as tecnologias necessárias, não possuem materiais de apoio em casa, estão fragilizados neste contexto de pandemia, sobrecarregados com as atividades domésticas e substitutos, entre outros. Foi ainda lembrado que não há legislação específica que preserve o corpo docente sobre os seus direitos autorais e de imagem a partir do uso das ferramentas de aula remota.
Com base nas discussões apresentadas, os participantes tiraram os seguintes encaminhamentos:
- Aprofundamento dos debates via Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE).
- Preparação e veiculação de material sobre assédio moral, direitos autorais e uso de imagem.
- Reforço do assessoramento contínuo do setor jurídico da ASPUV frente a dúvidas e problemas decorrentes do PEO e do trabalho remoto.
Período Especial de Outono
O Período Especial de Outono (PEO) foi aprovado em reunião do CEPE na última semana. Trata-se de um período de 45 dias para a oferta de disciplinas de forma remota por meio de tecnologias digitais da informação e comunicação. Segundo o conselho, a adesão de docentes e estudantes será voluntária e o oferecimento das disciplinas no PEO não dispensará a sua oferta no calendário regular.
O estabelecimento do período especial suscitou diversos questionamentos, como uma possível pressão pela adesão, o acesso do corpo discente às ferramentas necessárias e a abertura de caminhos para a implantação ampla do Ensino a Distância (EaD) na UFV.
Leia aqui a resolução do CEPE que trata do estabelecimento do Período de Outono.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)