Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV convida para reunião sobre o Projeto Somar, que privatiza gestão de escolas públicas mineiras

A ASPUV convida para uma reunião aberta, nesta sexta-feira (30), para debater o Projeto Somar do Governo de Minas Gerais. O objetivo desse projeto é promover a gestão compartilhada de escolas públicas entre o governo do estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Em outras palavras: promover a privatização da educação mineira.

A atividade será às 17h, na sede social do sindicato (casa 52 da Vila Giannetti). A reunião é uma promoção da ASPUV, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) e da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Viçosa.  

Projeto Somar

O governo de Romeu Zema deu início ao Projeto Somar em 2022, por meio de um piloto implantado em três escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Como parte da sua expansão, este mês, foi aberta uma nova etapa: o mapeamento e o credenciamento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em gerir as escolas.

O projeto viola o direito à educação pública previsto na Constituição Federal. Segundo denunciou o Sind-UTE, a proposta é baseada em modelos nacionais e internacionais que fracassaram como as chamadas charters schools dos Estados Unidos. Além de não ter demonstrado bons resultados em termos de aprendizado, a experiência estadunidense contribui para a segregação racial, a exclusão de estudantes que são pessoas com deficiência e a desvalorização dos trabalhadores da educação.

“No Brasil, também já houve tentativas de implantar modelos parecidos com o projeto Somar, como os convênios com o Unibanco e o Instituto Ayrton Senna nos anos 2000. Esses convênios foram denunciados por irregularidades, como a falta de transparência, o desvio de recursos públicos e a interferência indevida na gestão das escolas. Além disso, não houve melhoria significativa nos indicadores educacionais das escolas envolvidas”, reagiu o sindicato que representa os servidores da educação em Minas Gerais.

Reunião aberta sobre o Projeto Somar:

sexta-feira (30), 17h – ASPUV

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.