ASPUV convida aposentados a contribuir com pesquisa sobre saúde mental na pandemia
A ASPUV convida os seus sindicalizados aposentados a contribuir com uma pesquisa, realizada por universidades brasileiras e estrangeiras, que analisa os impactos da pandemia na saúde mental dos idosos. Na UFV, o trabalho é conduzido pelos Departamentos de Medicina e Enfermagem (DEM) e Nutrição e Saúde (DNS).
Sindicalizados acima dos 60 anos podem participar a partir do preenchimento de um formulário online, que abarca questões como o que estão sentindo, pensando e feito diante do enorme volume de informações veiculadas a respeito da Covid-19. O questionário é simples, autoexplicativo e está disponível neste link.
A pesquisa Infodemia de Covid-19 e suas repercussões sobre a saúde mental de idosos: estudo multicêntrico Brasil/Portugal/Espanha/Itália/Chile busca traçar como a difusão veloz e massiva de informações sobre a pandemia (muitas das quais sem a devida apuração ou até mesmo falsas, o que pode provocar desinformação, pânico, estresse e insegurança, caracterizando o fenômeno denominado de infodemia) impacta a saúde mental dos idosos, principal grupo de risco da doença.
Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhador é tema de grande preocupação para a ASPUV. Dessa forma, buscamos incentivar ações que investiguem o assunto e possam repercutir positivamente na saúde e bem-estar da categoria docente.
Confira também:
– Rádio ASPUV #54 Saúde Mental na Pandemia
– Propagação de notícias falsas é desafio em meio à pandemia
*Crédito da foto em destaque Marcello Casal Jr.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)