Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV celebra 60 anos nesta quinta (1º) com atividade nos três campi

Os 60 anos da ASPUV, completados nesta quinta-feira (1º), serão comemorados com uma programação, que recorda e exalta essa trajetória de lutas. Essa é uma forma de valorizar todos e todas que a construíram e exemplificar como apenas a mobilização coletiva é capaz de conquistar, garantir e ampliar direitos.

O destaque é o lançamento de um documentário, que reconstrói essa história a partir do arquivo físico e de vários depoimentos de professores de diferentes gerações. O lançamento ocorrerá no dia do aniversário, nos três campi.

Confira, a seguir, a programação:

Exposição sobre a memória da ASPUV

Exposição itinerante de fotos que reconstituem os 60 anos de luta da ASPUV.

  • 30/5: PVA, das 09h às 18h.
  • 31/5: PVB, das 09h às 18h.
  • 1º/6: sede social da ASPUV, das 14h às 19h.
  • Florestal e Rio Paranaíba: local e data a confirmar.

Cerimônia de celebração dos 60 anos da ASPUV com lançamento do documentário

No dia do aniversário, será lançado o documentário ASPUV: 60 anos de luta. Haverá transmissão nos três campi.

  • Viçosa: 1º/6, 16h30, sede social da ASPUV (com plantio de árvore e roda de conversa).
  • Florestal: 1º/6, 16h30, auditório do LEN.
  • Rio Paranaíba: 1º/6, 15h30, subsede da ASPUV.

A ASPUV convida toda a comunidade para se somar à comemoração dos 60 anos, enquanto um momento de afirmação do seu compromisso com a coletividade e a manutenção desse legado de lutas!

ASPUV 60 anos

A ASPUV nasceu como Associação dos Professores da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (APUREMG) em uma assembleia, que reuniu 55 professores, no dia 1º de junho de 1963. A criação é fruto de uma série de movimentações iniciada alguns anos antes e que tinha como principal reivindicação a regularização dos salários, frequentemente pagos com atraso. A fundação da APUREMG organizou e deu força à luta, que levou à federalização da UREMG, transformada em Universidade Federal de Viçosa. Em 1971, a APUEMG virou a Associação dos Professores da Universidade Federal de Viçosa, cuja sigla, ASPUV, a entidade carrega até os dias atuais.

Apesar de estar em plena Ditadura Militar, a ASPUV atuou ativamente nas articulações para a criação de uma entidade nacional, que representasse a categoria docente. Em 1981, participou do congresso que formalizou a fundação da Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, a ANDES. O fim da ditadura permitiu que a ANDES se tornasse o ANDES Sindicato Nacional, em 1988, momento em que a ASPUV, mais uma vez, esteve presente. Acompanhando a mudança, em 1990, tornou-se a ASPUV Seção Sindical.

A década de 1990 foi de muita efervescência no movimento sindical docente. Nesse período, a ASPUV assumiu protagonismo nacional e chegou a sediar, em 1994, a maior instância deliberativa da categoria, o Congresso do ANDES-SN, que reuniu, em Viçosa, mais de 300 professores de todo o país. Na época, a luta se pautava sobretudo pela estruturação da carreira, em defesa do caráter público da universidade e contra o avanço das privatizações. A ASPUV também atuou nas mobilizações pela garantia de outros direitos previstos na Constituição de 1988. Exemplo é a participação em conferências de saúde, inclusive nacionais, que culminaram na criação do SUS.

Recentemente, a ASPUV voltou a assumir protagonismo nas lutas em defesa da educação e ciência públicas, dos direitos trabalhistas e da democracia. Em 2019, o ato público integrante da Greve Nacional da Educação realizado em Viçosa ganhou repercussão na imprensa nacional com as imagens de milhares de pessoas protestando com sombrinhas embaixo de chuva. Outro destaque foram as vitoriosas articulações, em conjunto com diversas entidades sindicais de todo o país, pela derrubada do projeto de reforma administrativa.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.