Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Após solicitação da Aspuv, reavaliação dos adicionais de insalubridade fica suspensa por 15 dias

Após ofício da Aspuv encaminhado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP), a UFV suspendeu por 15 dias as reavaliações dos adicionais de insalubridade agendados para serem realizados com professores do Departamento de Bioquímica.



O ofício em questão pedia informações relativas a uma empresa contratada pela universidade para realizar análises quantitativas e qualitativas dos agentes causadores de insalubridade. No documento, a seção sindical requisitou a metodologia a ser utilizada, os reagentes que serão analisados, além do nome da empresa e a cópia do contrato assinado com a UFV.



O envio do ofício faz parte de uma série de ações, que a Aspuv vem realizando relacionada ao corte no pagamento do adicional de insalubridade. Também estão sendo promovidas reuniões com sindicalizados afetados, o assessor jurídico Leonardo Rezende e o técnico em segurança do trabalho contratado pela seção sindical, Eduardo Costa. Em uma deles, na última sexta-feira (21), participou ainda o pró-reitor de gestão de pessoas, Carlos Goulart.



Cortes na insalubridade

Desde o ano passado, a UFV vem cortando o benefício de diversos docentes antes mesmo que eles possam apresentar a defesa no processo administrativo. Na avaliação da assessoria jurídica da Aspuv, essa é uma postura equivocada, que prejudica os direitos dos professores e culmina em acúmulos de processos na Justiça Federal de Viçosa.



A PGP informou que a revisão na concessão dos benefícios começou após dois relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) concluírem que, na UFV, o valor pago em adicionais do tipo é maior do que em outras instituições públicas, incluindo universidades. De acordo com a pró-reitoria, depois das visitas da CGU, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que todos os laudos de insalubridade da UFV fossem refeitos em um prazo de quatro anos, que se encerra em dezembro de 2018



A orientação é que os sindicalizados, que também tiveram a insalubridade cortada, procurem a assessoria jurídica da Aspuv. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 3891-1428 ou e-mail juridico@aspuv.org.br.


(Na foto em destaque, reunião realizada na Aspuv sobre os cortes no adicional de insalubridade)

(Assessoria de Comunicação da Aspuv com Assessoria Jurídica)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.