Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN participa do Acampamento Terra Livre, maior assembleia dos povos indígenas no país

O ANDES-SN está presente no Acampamento Terra Livre (ATL), maior assembleia dos povos indígenas brasileiros, realizado entre os dias 24 e 28, em Brasília (DF). Com o tema O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia!, a edição reforça a urgência da demarcação de terras para a efetivação dos direitos indígenas e a construção de um Brasil efetivamente democrático.

“O ANDES-SN está durante esta semana apoiando toda a programação, especialmente a programação que diz respeito à educação indígena”, explicou a segunda vice-presidenta do sindicato, Zuleide Queiroz.

Na última quarta (26), foi destaque a plenária sobre Educação Escolar Indígena. “O ANDES-SN reconhece que o ato educacional está além dos muros da escola. Os povos que estiveram aqui nos deram uma aula hoje de cidadania, uma aula de humanização. É muito importante que as relações educacionais tenham essa lei do retorno aos seus ancestrais”, disse a segunda vice-presidenta da Regional Pantanal do ANDES-SN, Adma Oliveira.

Além de plenárias, a programação do ATL inclui rodas de conversa e marchas, reivindicando a derrubada de projetos anti-indígenas, como o PL 191 ,que permite a mineração em terras ancestrais, e o chamado “PL da grilagem”, que estimula invasões e anistia grileiros. A expectativa é de que mais de 6 mil pessoas participem das atividades do Acampamento.

Acampamento Terra Livre

A primeira edição do Acampamento Terra Livre foi realizada em 2004, a partir de uma ocupação feita por povos indígenas do sul do país em  frente ao Ministério da Justiça. A mobilização ganhou a adesão de lideranças e organizações indígenas de outras regiões, reforçando a luta por uma Nova Política Indigenista, pactuada no período eleitoral daquele ano.

A partir de então, o ATL vem ganhando força e as lutas empenhadas culminaram em conquistas significativas. Entre elas, estão as criações do Conselho Nacional da Política Indigenista (CNPI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas (PNGATI), além da representação dos povos indígenas em instâncias ou colegiados. 

Outras informações sobre a luta dos povos indígenas e sobre o Acampamento Terra Livre podem ser acessada no site da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, disponível aqui.

Confira também:

– Rádio ASPUV #34- Resistência Indígena

(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do ANDES-SN e da APIB)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.