Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN participa de reunião entre centrais sindicais e presidente Lula

O ANDES-SN participou de uma reunião entre as centrais sindicais e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizada nessa quarta-feira (18). Representaram o sindicato nacional a segunda vice-presidenta, Zuleide Queiroz, a segunda secretária, Francieli Rebelatto, e o encarregado de assuntos jurídicos, Gustavo Seferian.

Durante o encontro, todas as centrais tiveram um momento de fala e apresentaram demandas da classe trabalhadora relacionadas, entre outros, à valorização real do salário mínimo, ao enfrentamento a práticas antissindicais e à importância da negociação coletiva. O dirigente da CSP-Conlutas, central à qual o ANDES-SN é filiado, Luiz Carlos Prates, defendeu a revogação das reformas trabalhista e da Previdência, o cancelamento das privatizações [citando a Petrobras e a Eletrobras] e o fim do Teto de Gastos. Destacou ainda a importância da liberdade de luta sindical: “nós entendemos que somente a mobilização dos trabalhadores é capaz de promover as mudanças necessárias. E, por isso, precisamos de liberdade para lutar, para nos organizar, para constituir comissões de fábrica e para ter sindicatos autônomos”.

Valorização do salário mínimo e criação de grupos de trabalho

Concluídas as falas dos representantes sindicais, o presidente assinou um despacho, que determina a elaboração de uma proposta para instituir uma política de valorização do salário mínimo. A proposta deve ser entregue em 45 dias – prazo prorrogável por igual período – e foi incumbida aos Ministérios do Trabalho e Emprego; da Fazenda; do Planejamento e Orçamento; da Previdência Social; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; à Secretária-Geral da Prese Casa Civil da Presidência da República.

O ministro do trabalho, Luiz Marinho, também anunciou a criação de três grupos de trabalho (GTs). Além da política de valorização do salário mínimo, os GTs tratarão da regulamentação das atividades dos trabalhadores de plataformas digitais e aplicativos e do financiamento sindical e fortalecimento das entidades de classe. Sobre o funcionalismo público, Marinho disse: “nós vamos organizar uma agenda sob a liderança da ministra Esther [Dweck, ministra da gestão] para discutir questões relativas aos servidores e às servidoras”.    

Lula diz: “vocês têm que fazer pressão”

Durante o seu discurso no encontro, o presidente Lula ressaltou a importância da construção de uma nova relação entre Capital e Trabalho. Pontou ainda todo o desmonte de direitos promovido pelos governos  de Michel Temer e Jair Bolsonaro bem como os ataques às entidades sindicais. Abordou também a questão tributária, com a promessa de uma mudança no Imposto de Renda, para que os ricos paguem mais e os pobres sejam desonerados.     

Lula ressaltou que as entidades sindicais e da classe trabalhadora devem se manter mobilizadas para garantir avanços . “Vocês têm que fazer pressão em cima do governo, porque se vocês não fizerem pressão, a gente pensa que vocês estão gostando”, disse o presidente ao fim da atividade.   

“A reunião foi muito importante, porque veio tratar de temas e da situação vivida pela classe trabalhadora. Um dos principais elementos das falas, principalmente dos dirigentes das centrais sindicais, foi sobre a condição de vida da classe trabalhadora, os salários baixos, a perseguição política, o revogaço das reformas trabalhista e da Previdência. Também muito importantes as falas que destacaram o lugar da mulher e da população negra no espaço de trabalho e a situação vivida pelos trabalhadores terceirizados e por aplicativos”, avaliou a diretora do ANDES-SN, presente na reunião, Zuleide Queiroz. 

“Esses indicativos nos trazem não só sinalizações de esperança, mas um reclamo necessário que só teremos essas reformas e com o avanço célere que reclamamos se nos organizarmos, mobilizarmos e construirmos uma luta forte nas ruas, que são o nosso lugar”, concluiu o também diretor do sindicato nacional, Gustavo Seferian.

*Na foto em destaque, representantes do ANDES-SN na reunião.           

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.