Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN participa de discussão sobre o fim da lista tríplice em reunião da Andifes

O ANDES-SN participou da Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na quarta-feira (26) e na quinta-feira (27), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também estiveram presentes outras entidades representativas: A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e A União Nacional dos Estudantes (UNE).

Pelo fim da lista tríplice

No primeiro dia da reunião, as entidades se reuniram com a direção executiva da Andifes para discutir o fim da lista tríplice e as intervenções na escolha de dirigentes das instituições federais. A secretária-geral do ANDES-SN, Francieli Rebelatto, fez uma crítica ao projeto apresentado pela associação de reitores, considerando-o insuficiente. Para a diretora, a proposta não trata das eleições diretas e paritárias, o que dá margem para processos eleitorais desiguais. Essa posição também foi apresentada pelas demais entidades.

Na ocasião, Rebelatto entregou o dossiê A Invenção da Balbúrdia ao presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, à presidenta da UNE, Manuella Mirella, e à diretora de Direitos da ANPG, Natália Trindade.

Já no segundo dia, as representações sindicais e estudantis fizeram falas durante a reunião do pleno da Andifes, com a presença de todas os reitores das universidades federais. Além de novamente apontar as limitações no projeto defendido pela Andifes, a secretária-geral do ANDES-SN reforçou a necessidade de se unir esforços em torno da proposta defendida historicamente pelo sindicato nacional: de que haja eleições diretas, paritárias, que se iniciem e encerrem dentro das instituições.

Rebelatto ressaltou ainda que, desde 2020, o ANDES-SN vem atuando, em conjunto com as seções sindicais e os reitores eleitos e não empossados, pela revogação das nomeações que desrespeitam a escolha das comunidades universitárias. Foram realizados dois encontros nacionais para debater as consequências das intervenções, além de reuniões com parlamentares.

“Destaquei que o ANDES-SN está em mais de 80 universidades federais, sendo o sindicato que representa também os e as colegas, reitores e reitoras. E, para nós, é importante que a Andifes esteja sensível também a todas as questões que envolvem a nossa categoria. O ANDES-SN é o sindicato que representa a base de docentes, da qual eles e elas são reitores e reitoras”, avaliou a diretora do sindicato nacional.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.