ANDES-SN lança enquete sobre condições de trabalho e saúde docente
O ANDES-SN deu início à segunda etapa da enquete nacional chamada Condições de Trabalho e Saúde Docente. Podem participar professores do ensino superior e do ensino básico, técnico e tecnológico das universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais e Cefets.
Diferentemente da primeira fase, que ouviu apenas docentes de 11 instituições, esta segunda abrange todas as integrantes da base do ANDES-SN. O seu objetivo é traçar o perfil dos professores e as condições de trabalho a partir de eixos como demandas, exigências e cotidiano profissional, condições estruturais e salariais. O questionário trata ainda da situação docente no processo de plataformização do trabalho, acelerado a partir da pandemia.
Para participar da enquete, clique aqui.
As informações pessoais coletadas na enquete terão caráter confidencial sem a identificação dos participantes, conforme normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei 13709/2018. A enquete estará aberta até o dia 19 de dezembro.
Enquete sobre condições de trabalho e saúde docente
A enquete Condições de Trabalho e Saúde Docente, realizada pelo ANDES-SN, busca analisar as condições de trabalho e saúde docente, em especial, a partir das modificações impostas pela pandemia de covid-19 e do desenvolvimento de atividades remotas.
A sua primeira etapa foi realizada em 2023 e revelou que os professores das instituições públicas de ensino enfrentam desafios como o produtivismo, o aumento da quantidade de tarefas, a carga horária extensa, o endividamento crescente, a falta de recursos e de condições de trabalho adequadas. Essa sobrecarga tem levado a um crescimento de problemas de saúde física e de saúde mental, o que se expressa em um expressivo número de patologias relacionadas à condição de trabalho.
“Na primeira etapa, participaram apenas 11 instituições, porque era uma etapa piloto, uma espécie de teste em relação à efetividade do instrumento. Com a avaliação da primeira etapa foi muito positiva, no último congresso do ANDES-SN foi aprovada uma resolução de aplicação do mesmo questionário para o conjunto das seções sindicais. A partir dos resultados obtidos, será realizado um conjunto de análises do material”, explica o diretora do ANDES-SN, Gilberto Calil.
O relatório completo da primeira etapa da enquete está disponível aqui.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do ANDES-SN)
oi