Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN lança campanha Sou Docente Antirracista

O ANDES-SN lançou, nessa quinta-feira (25), a campanha Sou Docente Antirracista. O lançamento ocorreu no Armazém do Campo, em Belo Horizonte (MG), na data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana.

“É fundamental marcarmos essa data. E o ANDES Sindicato Nacional, historicamente, tem marcado presença na luta antirracista”, destacou a diretora do sindicato nacional e integrante da coordenação do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), Letícia Nascimento.

Campanha Sou Docente Antirracista

A campanha Sou Docente Antirracista tem como objetivo conscientizar as comunidades universitárias sobre o urgente combate ao racismo nas instituições de ensino. A sua realização foi deliberada no 42º Congresso do ANDES-SN.

 “O ANDES Sindicato Nacional sempre colocou na centralidade a pauta antirracista. E, dentro dessa luta, temos intensificado as ações pelas políticas de ações afirmativas e de reparação, porque compreendemos que, não é possível construir uma universidade socialmente referenciada, sem luta antirracista. Nesse sentido, a campanha nacional ‘Sou Docente Antirracista’ vem para construir essa consciência junto à nossa categoria, de que é preciso enfrentar o racismo e todas as suas formas de expressão”, enfatizou o também diretor do sindicato e integrante da coordenação do GTPCEGDS, Gisvaldo Oliveira.

Nessa quinta, foi lançada a identidade visual da campanha. Também foram distribuídos os primeiros materiais, que serão diversos. Uma importante iniciativa será a publicação de livros de intelectuais negros, por meio da parceria entre o ANDES-SN e a editora Expressão Popular.

“Precisamos fazer a disputa dessa concepção de universidade para que se divulgue o trabalho desses intelectuais, que foram marginalizados nas nossas instituições de ensino. Também vamos produzir materiais formativos, informativos, atualizar a Cartilha de Combate ao Racismo. Vamos, desde o Conad Extraordinário até o próximo Congresso, apresentar para a categoria os materiais e, inclusive, solicitar que as seções sindicais também os reproduzam e divulguem”, complementou a coordenadora do GT e diretora do ANDES-SN, Caroline Lima.

No âmbito da campanha, ainda está previsto o lançamento da segunda edição do documentário Narrativas docentes: negros e negras do ANDES-SN.

“Nós já temos avançado, enquanto ANDES-SN, nesse debate da pauta antirracista, não só com atividades nacionais, mas também no conjunto das seções sindicais e universidades. Mas ainda têm muitas lacunas. A gente tem indicado o quanto que ainda é um desafio e o quanto que ainda se fazem presentes várias práticas de assédio, de opressões, no âmbito das instituições de ensino. Então, a campanha tem um papel central para unificar o conjunto dessas estratégias, que já vêm sendo construídas pela base da categoria, inclusive de fazer acontecer onde isso ainda não é uma temática central. O lançamento, junto com o Conad, também tem um papel muito simbólico porque é um espaço de atualização do nosso Plano de Luta”, avaliou a docente da UFF, Susana Maia, presente no lançamento.

Confira também:

– Rádio ASPUV #13/23 | Universidade antirracista

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.