ANDES-SN divulga consolidado com as diretrizes para a carreira docente aprovadas no Conad Extraordinário
O ANDES-SN divulgou uma publicação com o consolidado das diretrizes gerais para a carreira docente, fruto das deliberações do 15º Conad Extraordinário, realizado em outubro. Essas diretrizes incluem, entre outros, as bases gerais e a estrutura da carreira; a defesa da Dedicação Exclusiva (DE); questões para uma política de capacitação; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; e assuntos de aposentadoria.
“O conjunto de deliberações aprovadas no 15º CONAD Extraordinário, realizado em Brasília de 11 a 13 de outubro de 2024, produz uma importante atualização na proposta de carreira do ANDES-SN, incorporando novas questões e revisando alguns aspectos, ao mesmo tempo em que reafirma o sentido mais geral de defesa da carreira docente como imprescindível à efetivação do papel da educação pública”, destaca o sindicato no consolidado.
O documento contém os pontos gerais para a construção de uma proposta de carreira única, sem impedimentos de titulação, na qual a progressão seja baseada no tempo de serviço e na avaliação pelos pares, e não na meritocracia. Também frisa os avanços conquistados pela categoria, especialmente no que diz respeito à valorização salarial e às condições de trabalho, além da unificação da luta por um Piso Nacional Profissional Salarial.
Para ler a publicação, clique aqui.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do ANDES-SN)