Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ANDES-SN divulga Caderno de Textos do Conad sobre carreira

O ANDES-SN divulgou o Caderno de Textos do 15º Conad Extraordinário, que debaterá Movimento Docente e Carreira: uma luta histórica do ANDES-SN. A atividade será entre os dias 11 e 13 de outubro, em Brasília (DF).

O Caderno de Textos serve como subsídio para as discussões do Conad e reúne contribuições da Diretoria do ANDES-SN, das seções sindicais e de sindicalizados. A Diretoria e o Grupo de Trabalho (GT) Carreira da ASPUV são autores de um dos textos: trata-se do Texto 9 do Tema II, intitulado Carreira docente e a organização da malha salarial: piso ou teto?. A contribuição da ASPUV apresenta um estudo sobre a organização da carreira e da malha salarial, seguido por seis propostas de resolução.

“A definição de um parâmetro que funcione como guia da estruturação da carreira daria objetividade às estratégias dos processos de luta por melhorias na carreira. Essa objetividade estratégica se traduziria na precisão dos itens das pautas reivindicatórias dos processos negociais, quando estivessem em disputa o robustecimento financeiro da malha salarial. Por exemplo, se optarmos por uma carreira organizada por um piso que seja indexado à base com valor próximo ao atual piso, pode ser prudente disputar a indexação do mesmo primeiramente frente a outras pautas. Mas se o piso fixado encaminhado pela categoria for relativamente alto ou se a carreira for organizada pelo teto e este for relativamente elevado, pode ser estratégico apresentar todo o pacote de reivindicações de uma única vez”, diz o texto da Diretoria e do GT da ASPUV.

Para ler o Caderno de Textos do 15º Conad Extraordinário, clique aqui.

15º Conad Extraordinário

A realização da atividade foi deliberada no 42º Congresso do sindicato nacional, que ocorreu no início do ano. Na ocasião, os docentes decidiram remeter as questões relativas à atualização do projeto de carreira única do ANDES-SN para um Conad extraordinário sem prejuízos no processo de negociação na mesa específica com o governo federal.

O Conad terá início na tarde do dia 11 com as plenárias de Abertura e Instalação. À noite, será realizada a plenária de Conjuntura (Tema I), onde será atualizado o debate sobre a conjuntura e o movimento docente, além das lutas em defesa da carreira docente.

Já no dia 12, os grupos mistos debaterão o Tema II (Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas – Carreira Docente), para que, no dia seguinte, ocorra a plenária sobre o tema com as deliberações afins.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.