Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
“A universidade não pode ser mercantilizada”, diz presidente do Andes em entrevista

O papel da universidade pública e a privatização do ensino superior brasileiro foram alguns dos temas abordados em uma entrevista concedida pelo presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Antonio Gonçalves, à rádio CBN de Maceió (AL). Gonçalves está na capital alagoana, onde a entidade participa da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).



“Nós vamos ter que ter muita organização dos trabalhadores e das trabalhadoras para reverter esse quadro (…). Isso já vem de muito tempo. Nós conseguimos com muita luta, colocar na constituição a garantia de que as universidades deveriam ter autonomia, que as universidades deveriam ser públicas, gratuitas e de qualidade. Mas esse processo ele nunca foi implantado plenamente”, destacou o presidente lembrando o momento de tentativa de desqualificação do papel da universidade pública.



Também participou do debate o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membro da Auditoria Cidadã da Dívida, José Menezes Gomes. Entre outros pontos, o docente destacou que o montante utilizado pelo governo para o pagamento da dívida pública este ano chega a ser cerca de 12 vezes o orçamento destinado à educação federal. Dessa forma, desconstruiu o argumento de que as universidades públicas têm um custo elevado para o país e reforçou a urgência de se realizar a auditoria da dívida, para saber porque ela subiu tanto e para onde está indo esse dinheiro.



Para conferir a entrevista completa clique aqui.


Crédito da foto: divulgação Andes

 (Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.