Cerimônia de 60 anos da ASPUV resgata história e celebra a luta coletiva
Na foto, diretores, ex-presidentes e professores na cerimônia de 60 anos da ASPUV.
Nostalgia e esperança renovada para a luta são sensações que traduzem bem a comemoração dos 60 anos da ASPUV, realizada na última quinta-feira (01º). Uma série de atividades, na sede social do sindicato, reuniu professores, diretores e parceiros de diferentes gerações para celebrar essa trajetória de lutas.
Ao chegar ao espaço, estava montada uma exposição de fotos e outros materiais históricos da ASPUV. Do convite, que circulou entre docente para as reuniões que deram origem à então Associação dos Professores da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (APUREMG) em 1963, à histórica “manifestação das sombrinhas” em 2019, a mostra percorreu momentos marcantes desses 60 anos, com destaque para greves, atos e outras mobilizações.
Para dar início à cerimônia, foi realizado o plantio de uma jabuticabeira no quintal da sede. Neste momento, o presidente da ASPUV, Edilton Barcellos, relembrou resumidamente a trajetória da entidade. Criada em um período marcado por frequentes e longos atrasos salariais, a associação foi fundamental para fortalecer a luta que culminou na federalização da universidade e na efetivação de uma série de direitos. Já como ASPUV, teve atuação destacada nas articulações que deram origem à Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, hoje, o ANDES Sindicato Nacional.
“Por que foi criada a APUREMG? Porque as reivindicações individuais não funcionavam, precisavam ser coletivas. E, de lá para cá, tudo aquilo que a gente conseguiu para o corpo docente da universidade é oriundo dessa luta que a coletividade dos professores filiados à ASPUV, durante esse tempo, conseguiu. O direito desses professores e também a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada como nós desejamos”, disse.
Documentário ASPUV: 60 anos de luta!
Na sequência, os participantes foram ao auditório para a exibição do documentário ASPUV: 60 anos de luta. O documentário é fruto de um longo trabalho de recuperação do arquivo do sindicato, iniciado na gestão 2018-2020, e reúne depoimentos de professores de diferentes períodos dessa história. Há relatos, inclusive, de membros fundadores, que participaram da assembleia realizada no dia 01º de junho de 1963, quando foi oficialmente fundada a APUREMG, transformada em ASPUV, em 1971.
O filme passa por momentos marcantes dessa trajetória. Entre os destaques, estão a luta pela federalização da universidade, a criação da ANDES (hoje ANDES Sindicato Nacional) e as mobilizações da década de 1990.
“É um documentário construído a muitas mãos com uma série de contribuições de professores e ex-diretores que foram entrevistados e passaram as suas impressões sobre vivências desse período de 1963 até os dias de hoje, em termos de luta, de organização, de avanços de direitos, da importância do sindicato, da importância do sindicato também como um espaço de convivência, um espaço de aprendizagem e, sobretudo, do papel do sindicato como força de resistência (…). Deixamos uma marca histórica para as próximas gerações, para as próximas gestões. Nós precisamos documentar a história dos trabalhadores, porque há uma falha histórica nesse sentido”, disse o secretário-geral da ASPUV, Cezar Luiz De Mari.
O documentário ASPUV: 60 anos de luta será disponibilizado no canal da ASPUV no Youtube, nos próximos dias.
Terminada a exibição, os professores Luiz Carlos Lopes e Maria Noêmia Lopes, membros fundadores da ASPUV, foram convidados para descerrar a placa comemorativa, que ficará na sede do sindicato.
“Pra mim, foi muito gratificante participar da cerimônia dos 60 anos da ASPUV, até porque eu fui presidente da ASPUV há 30 anos. Então, é muito bom estar aqui, vendo a nossa ASPUV cada vez mais forte. Não deixa de ser um momento para fazer um reflexão sobre essa história de lutas e uma história também bonita de contribuição para que a nossa universidade seja cada vez mais uma universidade que contribua para a democracia no país e para a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária e fraterna”, avaliou o ex-presidente da ASPUV (gestão 1992-1994), Evandro Ferreira Passos, presente na comemoração.
Confira outros registros da cerimônia no vídeo a seguir:
Exibição em Florestal e Rio Paranaíba
O lançamento do documentário ASPUV: 60 anos de luta também foi realizado no mesmo dia, em Florestal e Rio Paranaíba (foto ao lado, Florestal em cima e Rio Paranaíba embaixo). Nos dois campi, os sindicalizados assistiram ao filme e participaram de um momento de confraternização com direito a bolo e parabéns.
Outras fotos da comemoração dos 60 anos da ASPUV estão disponíveis nas redes sociais:
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)