Saúde mental nas universidades é debatida na próxima edição do Rádio Aspuv
Casos recentes de depressão, ansiedade e até mesmo suicídio têm chamado a atenção para a questão da saúde mental nas universidades. Por isso, esse vai ser o tema da próxima edição do Rádio Aspuv nesta segunda-feira (16). “Nós podemos ser ótimos no alcance de alguns resultados, como na quantidade de pesquisas publicadas. Mas se isso, na verdade, é uma engrenagem que fica queimando os seus recursos humanos, tem alguma coisa de errada sim”, disse o professor da área de psiquiatria do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, Alex Fabrício de Oliveira, em entrevista ao radiojornal.
Os problemas relacionados à saúde mental atingem todos os segmentos que compõe as universidades. Dados da UFV mostram que os transtornos mentais e comportamentais foram a segunda principal causa de afastamentos de professores e técnicos no período de fevereiro de 2017 a fevereiro deste ano, segundo o Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida. Já na Divisão Psicossocial, foram realizados cerca de 2.700 atendimentos ao longo no ano passado, sendo mais de 85% deles com estudantes. As queixas mais apresentadas foram ansiedade e estresse.
Além da discussão sobre saúde mental, o radiojornal abordará as eleições 2018 da Aspuv, que serão realizadas na segunda-feira. Lembrando que o programa começa às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7.
O Rádio Aspuv é uma produção do setor de divulgação da seção sindical. Ele vai ao ar a cada duas segundas-feiras, sempre com temas ligados à educação pública, carreira docentes, direitos trabalhistas e outras pautas em discussão na entidade. Todas as edições já veiculadas estão disponíveis no site da Aspuv (clique aqui).
Rádio Aspuv Saúde Mental nas Universidades:
Segunda-feira (16), 13h – Rádio Universitária FM 100,7
(Assessoria de Comunicação da Aspuv)