Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV participa de ato em defesa da democracia e por eleições livres

Mais de 50 cidades brasileiras realizaram atos, nessa quinta-feira (11), em defesa da democracia e por eleições livres. Viçosa foi uma delas, em uma atividade que teve a ASPUV como uma das entidades organizadoras. Nas mobilizações, foi lida a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito, documento elaborado por um grupo da Faculdade de Direito da USP e que ultrapassou a marca de 1 milhão de assinaturas de apoio.

“É importante aliar a luta das ruas com as urnas para dizer que terá eleição e que o resultado será respeitado, porque nós, o povo unido desse país, iremos garantir a democracia, as eleições e a derrota do Bolsonaro e do bolsonarismo”, destacou a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura. O sindicato nacional participou dos atos e orientou as seções sindicais a construírem as mobilizações locais e chamarem as suas bases.

Em Viçosa, a leitura foi feita pela diretora da ASPUV, Ana Lídia Coutinho Galvão, e pela estudante do curso de Educação Infantil da UFV, Maria Luiza Fonseca. Houve também panfletagem e e espaço aberto para falas. Todas apontaram para a gravidade do momento vivido com a piora da qualidade de vida da população, representada pelo desmonte da educação, saúde, políticas públicas, altos índices de desemprego, empobrecimento das famílias e volta da fome. Outras fotos do ato em Viçosa podem ser vistas o Facebook e no Instagram da ASPUV.

No último sábado (13), dando sequência à mobilização, o sindicato também participou do programa Em Tempo Real, apresentado por José Antônio Valetim na Rádio Montanhesa. A entrevista com os diretores Cezar De Mari e Allain Oliveira debateu a importância da Carta, o ato em Viçosa e como a luta em defesa da democracia é suprapartidária e fundamental para o Estado brasileiro.

11 de agosto: em defesa da democracia e por eleições livres

Centrais sindicais, movimentos sociais e populares convocaram manifestações em todo o país, nesse 11 de agosto. A data foi definida como um dia nacional de lutas em defesa da democracia e por eleições livres. A mobilização foi uma resposta às ameaças golpistas vindas da própria Presidência e chamou a atenção para o grave momento enfrentado pelos brasileiros e brasileiras, com alto índices de insegurança alimentar, desemprego, violência e o desmonte acelerado dos direitos trabalhistas e sociais.

Carta em defesa da democracia

O ANDES-SN endossa a necessidade de participação na Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, da qual é signatário. O documento, elaborado pela Faculdade de Direito da USP, já contabilizava o apoio de mais de 1 milhão de brasileiros e entidades da sociedade civil organizada até a manhã dessa sexta-feira (12).

“A Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito é um chamado amplo e de unidade para que a sociedade brasileira defenda o sistema eleitoral livre e democrático, especialmente diante das ameaças do governo em provocar uma ruptura política institucional no Brasil. O golpe foi anunciado e a credibilidade das eleições, colocada em xeque”, reforçou a secretária-geral do sindicato nacional, Regina Ávila.

Para assinar a carta é preciso informar o nome completo, o CPF, o e-mail e a ocupação no link disponível aqui

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.