Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Servidores são barrados ao tentar protocolar reivindicações em ministério

Integrantes de entidade representativas  foram barrados ao tentar protocolar uma pauta de reivindicações dos servidores públicos federais junto ao Ministério da Economia.  O caso aconteceu na tarde dessa terça-feira (11).

A iniciativa da pauta partiu do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O objetivo é exigir do governo uma maior valorização do serviço público bem como das empresas estatais. Na hora de entregar o documento, no entanto, apenas quatro das 20 entidades presentes foram autorizadas a entrar, mesmo assim, não foram recebidas por qualquer autoridade da pasta. Os demais servidores foram barrados por seguranças e ficaram na área externa do prédio. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) era uma das atividades presentes no ato.

Reivindicações dos servidores federais

Entre as reivindicações que constam na pauta, destacam-se:

  • a reposição das perdas salariais do período 2010-2019 e a preservação do poder de compra;
  • a isonomia de benefícios e paridade ativo-aposentado-pensionista;
  • os direitos previdenciários;
  • a valorização do serviço público e dos direitos trabalhistas;
  • a liberdade de organização e manifestação;
  • o cumprimento dos acordos assinados com o Governo Federal;
  • e a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 103,87%, referente a defasagem calculada pela inflação acumulada no período de 1996 a 2019, conforme estudos do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

 

Juntas, as entidades representam mais de 1,2 milhão de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas de todo país. São funcionários responsáveis por garantir com eficiência e qualidade a implementação de políticas públicas e a prestação de serviços indispensáveis para assistir a população brasileira e reforçar a coesão social, a distribuição de renda e a soberania nacional.

Ao fim do ato, acabou sendo necessário encaminhar uma versão online da pauta para ser protocolada. Além das reivindicações citadas, as entidades solicitam uma audiência com o ministro da economia, Paulo Guedes.

Andes-SN dá continuidade à mobilização conjunta dos servidores

O 39º Congresso do Andes-SN, encerrado no último fim de semana, deliberou pela continuidade das mobilizações articuladas em conjunto com os demais servidores.  Entre outras decisões tomadas, está a construção de uma campanha unificada dos servidores públicos federais.

*Na foto em destaque: servidores no Ministério da Economia ao tentar protocolar pauta de reivindicações (crédito: divulgação Andes-SN)

 (Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do Andes-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.