Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
AGE não é instalada por falta de quórum, mas professores discutem futuro da carreira

Não foi instalada a 145ª Assembleia Geral Extraordinária da ASPUV, convocada para esta quinta-feira (28), por falta de quórum. Comparecerem 32 sindicalizados, sendo que o mínimo necessário para a realização são 44. A pauta incluía pontos como discussão sobre estado de greve, indicado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Perdas Salariais

Sem quórum, a base não pôde fazer deliberações. Mas os presentes mantiveram reunião, na qual demonstraram a preocupação com o futuro da carreira e o da universidade pública. Foram levantados pontos como a possibilidade de retirada da Dedicação Exclusiva, que deve ser apresentada por uma comissão da Câmara dos Deputados nos próximos dias. Outra preocupação é com a Retribuição por Titulação. Ambas se configuram como gratificações, ou seja, não estão incorporados ao salário-base.

Para os presentes, as medidas de corte de gastos estão se afunilando, de modo que se aproximam cada vez mais diretamente da remuneração dos servidores. Exemplo é o aumento da alíquota previdenciária imposto pela reforma da Previdência a partir de março de 2020. A perda anual para os docentes da rede federal poderá ultrapassar os R$ 9 mil a depender do nível de carreira (clique aqui e confira calculadora que mostra a perda).

Estado de Greve

O estado de greve foi uma indicação retirada de reunião do setor das instituições federais do Andes-SN. Na próxima semana, um novo encontro vai ser realizado em Brasília para que os representantes das seções sindicais levem os encaminhados tirados das bases.

Como não houve quórum, a ASPUV se absterá de possível votação sobre o tema.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.