ASPUV participa de encontro do Andes-SN sobre carreira EBTT
Autonomia e financiamento universitários, os impactos do Future-se sobre a educação básica, o ensino domiciliar e a militarização das escolas, além do ponto eletrônico e controle do trabalho docente foram alguns dos assuntos debatidos no II Encontro Nacional do Andes-SN sobre a Carreira EBTT e o Ensino Básico das Instituições Estaduais de Ensino. A ASPUV esteve presente na atividade com o seu secretário-geral e professor do Coluni, Allain Oliveira.
O encontro foi realizado nos últimos dias 01º, 02 e 03, no Sindoif Seção Sindical, em Porto Alegre (RS), sindicato que representa docentes de sete campi do IFRS.
Confira abaixo, o relato do docente:
Aconteceu em Porto Alegre, na sede da SINDOIF Seção Sindical, o II Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a Carreira EBTT e o Ensino Básico das Instituições Estaduais de Ensino. Entre os dias 1º e 3 de novembro de 2019, os presentes puderam conhecer e confrontar experiências e debater diversos temas importantes.
Na Mesa 1, que debateu a autonomia universitária, observou-se que a matriz CONDICAP, instituída como forma de cálculo orçamentário, vem sendo apropriada pelo orçamento geral da universidade. Para a solução deste problema, é fundamental o estabelecimento específico de quais são as rubricas para manutenção dos colégios ligados à IFES, pois, na conjuntura de privatização e diminuição dos serviços públicos, este é um assunto fundamental para a sua sobrevivência.
Em seguida, debateu-se o ponto eletrônico e o controle do trabalho docente, uma realidade já observada atualmente na UFES, em uma unidade de ensino infantil (creche).
No segundo dia, três palestras mobilizaram os presentes: sobre a carreira EBTT/CAP e RSC; sobre o FUTURE-SE e o impacto para os professores EBTT/CAP; e sobre contrarreformas da educação estadual e da municipal, que mostraram dados e trouxeram questões concretas sobre ensino domiciliar e a militarização das escolas. Foram discutidos pontos como a necessidade de concretização do modelo dos colégios de aplicação, pautados na formação cidadão e na qualidade do ensino; e a de que os CAPS se insiram na estrutura universitária como formadores de docentes.
O encontro se encerrou com os grupos de discussão na manhã do dia 3. com a ASPUV se colocando como possível organizadora do próximo encontro.
*Na foto em destaque: participantes do II Encontro Nacional do Andes-SN sobre a Carreira EBTT. Crédito da foto: divulgação Andes-SN
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do Andes-SN)