Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Reforma da Previdência vai a votação em segundo turno no Senado

Deve ser votada, ainda este mês, em segundo turno a reforma da Previdência no Senado. A proposta foi aprovada em primeira votação na última semana com 56 votos favoráveis e 19 contrários.

O texto votado em plenário traz apenas uma alteração em relação ao relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os senadores acataram o destaque que preserva as regras atuais para o pagamento de abono salarial para quem ganha até dois salários mínimos.

Agora reforma poderá receber, em plenário, emendas de redação. O projeto deve passar por três sessões de discussão antes de ser encaminhada para a votação em segundo turno.  Caso seja aprovada sem alterações em relação ao texto da Câmara, segue para promulgação.

Para evitar uma nova análise da Câmara dos Deputados, foram feitas apenas supressões e emendas de redação. Os pontos sobre os quais não havia consenso foram desmembrados durante a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e passaram a tramitar como uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela (PEC 133/2019), que também está em análise pelo Senado.

“Há um conjunto de medidas e a reforma da Previdência é a principal delas mas não é o único projeto de ataque à classe trabalhadora que está em pauta (…). Precisamos aumentar a pressão popular, embora estejamos num endurecimento cada vez maior das medidas do governo. Eu tenho esperança na classe trabalhadora”, destacou a primeira vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Sônia Meire Azevedo.

Leia aqui todas as notícias da ASPUV sobre a reforma da Previdência.

Crédito da foto em destaque: Pedro França (Senado)

(Assessoria de Comunicação do Andes-SN com edições da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.