ASPUV orienta sindicalizados em caso de perseguição e ameaça
Casos recentes acenderam o alerta para a questão da ameaça, censura e perseguição a professores. Os episódios motivaram a assessoria jurídica do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) a lançar uma série de orientações aos docentes sobre como agir nessas situações. Com base nelas, a ASPUV instrui os seus sindicalizados:
Nos links abaixo, estão disponíveis um manual e uma cartilha com outras informações e orientações.
- Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas
- Cartilha Liberdade de Cátedra, de Ensino e de Pensamento
Comissão do Andes-SN
O Andes-SN criou também a Comissão de Enfrentamento à Criminalização e à Perseguição Política. Em um ano, a comissão prestou apoio e assessoria a diversos sindicalizados que sofreram perseguições por suas posições políticas ou pelo conteúdo de suas aulas e pesquisas.
Uma das vitórias já conseguidas foi a absolvição da docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Clarisse Gurgel. A professora foi absolvida pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro das acusações de calúnia e difamação. O acusador era Benedito Fonseca, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP).
Clarisse foi investigada por ter lido um documento público em reunião do Conselho Universitário da instituição, no qual docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes questionavam o caráter privatista de um projeto, que criaria uma “Fundação de Amigos” destinada a receber doações de egressos do CCJP da universidade. Outra crítica era pelo fato de a fundação abrir uma conta de pessoa física para receber doações à universidade.
A solicitação de acompanhamento em um caso deve ser feita via seção sindical, com o docente sendo necessariamente sindicalizado. A partir do pedido, o Andes-SN será acionado.
Além das questões judiciais envolvidas, é fundamental que o professor comunique a ASPUV para que possamos realizar o melhor trabalho possível para prevenção e combate aos casos.
Confira também:
– Nota de repúdio da Aspuv à perseguição docente
– Rádio Aspuv #27- Censura e Perseguição Docente
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)