Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Como parte da programação preparada pela Aspuv relacionada ao mês da Mulher, vão ser realizadas quatro edições do “Aspuv Debate”, evento que discute um tema em destaque na atualidade. A primeira vai tratar sobre “Mulher e a reforma da Previdência”, tendo como palestrante convidada a professora do Departamento de Direito da UFV, Roberta Freitas Guerra. A atividade está marcada para as 9h , na sede da seção sindical, e será aberta a todo o público (anteriormente, divulgamos que a atividade seria às 17h, mas houve necessidade de mudança para as 9h).

O assunto ganha destaque já que, se aprovada, a reforma da Previdência vai impactar fortemente a vida das trabalhadoras brasileiras. Se o projeto for aprovado, haverá a extinção da diferença entre o tempo de contribuição ou a idade necessários para se aposentar em relação aos homens.  Críticos argumentam que essa equiparação ignora o fato de as mulheres trabalharem mais horas, devido à jornada doméstica.  Elas ainda são maioria no mercado informal. Sem esquecer que a reforma ainda prevê o fim da aposentadoria especial para professores da educação básica e trabalhadores rurais, profissões desgastantes compostas, em grande parte, por mulheres; além de mudanças na concessão de pensões.

As outras edições do “Aspuv Debate”, este mês, vão tratar sobre “Mulher e Racismo”, “Mulher e Mercado de Trabalho” e “Violência contra a mulher”, respectivamente, nos dias 20, 27 e 31.  As três atividades vão ser às 18h, na sede da seção sindical e também abertas ao público.

A palestrante

A professora Roberta Guerra é mestre e doutora em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professora efetiva da UFV desde 2006 e atua nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Prática Processual Trabalhista e Direito Previdenciário.

(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.