60% da ciência nacional vêm de 15 universidades públicas, incluindo UFV
Quinze universidades públicas são responsáveis por 60% da produção científica brasileira. Entre elas, está a UFV. A informação consta em relatório produzido pela empresa Clarivate Analytics, divulgado durante o evento Research Excellence Awards Brazil, realizado semana passada, em Brasília (DF). O estudo foi feito a partir de solicitação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Conforme o relatório, de 2013 a 2018, pesquisadores da UFV publicaram 6.893 trabalhos na Web of Science. Das 15 universidades destacadas, 11 são federais e quatro estaduais, conforme o ranking abaixo:
O levantamento mostrou ainda que a ciência nacional cresceu 30% no período citado, o que representa o dobro da média mundial. Dessa forma, o Brasil ocupa a 13ª colocação entre os maiores produtores de ciência do mundo, levando-se em conta o número de trabalho publicados.
Além de desmentir o falácia de que o Brasil não desenvolve ciência, o relatório também desfaz outro mito: o de que as pesquisas nacionais não têm aplicabilidade ou não se relacionam com a indústria. De acordo com o estudo, de 1980 para cá subiu exponencialmente a quantidade de parcerias com a indústria, conforme explicitado no gráfico abaixo:
Cortes na ciência
Os números são divulgados no momento mais grave vivido pela ciência brasileira. Dessa forma, são fundamentais na luta em defesa da área e das universidades públicas.
Quase 12 mil bolsas de pesquisa foram cortadas somente este ano pela Capes. Para o próximo ano, a situação tende a ser mais drástica, já que o governo quer cortar o orçamento do órgão pela metade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq ), por sua vez, vai perder 87% da sua verba de fomento, que é o recurso utilizado por exemplo, para compra de reagentes, insumos e equipamentos.
*Crédito da imagem em destaque: Rovena Rosa/Agência Brasil
Confira também:
– Sete mitos sobre a universidade pública brasileira;
– Rádio ASPUV Ciência e Tecnologia.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações da UFV e jornal da USP)