60 anos da ASPUV são celebrados ao longo de 2023
No próximo dia 01º de junho, a ASPUV chegará aos 60 anos. Para celebrar essa data tão significativa, será realizada uma série de atividades ao longo dos próximos meses. O objetivo é destacar a importância fundamental da ASPUV e o seu pioneirismo na luta coletiva em defesa da educação pública e no movimento docente nacional. Reiterar o papel imprescindível do sindicato é ainda uma forma de fortalecer a categoria frente aos atuais desafios colocados.
ASPUV 60 anos
A ASPUV foi a segunda associação docente criada no país. Nasceu como Associação dos Professores da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (APUREMG) em um assembleia, que reuniu 55 docentes no dia 01º de junho de 1963. Aquele era um período conturbado para a categoria que, entre outros, sofria com constantes atrasos nos salário. A criação da entidade de classe permitiu organizar a luta pela estruturação da carreira e por condições dignas de atuação, o que culminou na federalização da universidade em 1969. Em 1971, a entidade acompanhou a mudança e passou a se chamar Associação dos Professores da Universidade Federal de Viçosa (ASPUV).
O período da Ditadura Militar exigiu da ASPUV o comprometimento na luta pela redemocratização. Destaca-se, nesse sentido, o seu empenho para a criação de uma entidade nacional de professores. Dessa processo, surgiu a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), em uma assembleia, em fevereiro de 1981, da qual a ASPUV participou com sete representantes. O fim da ditadura, permitiu que a ANDES se tornasse o ANDES Sindicato Nacional, em 1988, e que a ASPUV virasse a ASPUV Seção Sindical em 1990.
A redemocratização possibilitou que os docentes intensificassem a luta por condições dignas de trabalho. Exemplos são as greves das décadas de 1990 e 2000, das quais a ASPUV participou ativamente sendo, inclusive, referência para outras seções sindicais. “Eu já participei de greves e movimentos, não necessariamente paradistas, em que que outras universidades esperavam o movimento da ASPUV. A ASPUV meio que sinalizava: na hora que a ASPUV entrava mais um bolo atrás, porque se ASPUV entrou era porque o movimento estava forte”, recordou a diretora da seção sindical, Monica Pirozi, em depoimento ao arquivo da ASPUV. As greves do período culminaram, entre outros, em reajustes e correções nas tabelas remuneratórias.
A luta da ASPUV, desde então, foi além das questões unicamente voltadas à carreira, avançando até a garantia dos direitos previstos na Constituição de 1988. Um exemplo é a efetivação do SUS, discussão da qual a ASPUV participou local e nacionalmente nas conferências de saúde municipais, estaduais e nacional do início da década de 1990. Recentemente, destaca-se ainda a defesa dos serviços públicos e da democracia em articulação direta junto ao ANDES-SN e outras entidades sindicais de todo o país.
Ações de comunicação
Estes 60 anos da ASPUV serão lembrados, ao longo de 2023, nas ações de comunicação do sindicato. Estão em fase de preparação materiais audiovisuais de resgate e celebração da memória. Nas redes sociais, já estão sendo divulgadas publicações destacando o aniversário e, no site, haverá materiais específicos, que serão agrupados e poderão ser acessados clicando no banner alusivo aos 60 anos, disponível na home.
Disponibilização de materiais e contribuições ao arquivo
Um dos passos mais importantes para a preservação da história da ASPUV são a gravação de memórias dos professores e a recuperação do arquivo físico, projeto que segue em 2023. Como parte desse processo , a ASPUV está aberta a receber doações de documentos, fotos e outros materiais afins. Professores que possuírem algum e estiverem dispostos a contribuir podem procurar o setor de comunicação do sindicato pelo e-mail comunicacao.aspuv@gmail.com ou telefone (31) 3891-1428.
A ASPUV conclama todos os professores e todas as professoras para a comemoração dos nossos 60 anos como uma forma de reafirmar o nosso compromisso com a luta coletiva, único instrumento capaz de garantir e ampliar os direitos dos trabalhadores!
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)