#53- Ensino a Distância
A solução defendida por alguns para a continuidade do ensino durante este período de pandemia é o EAD, mas quais quais são os riscos da normalização do ensino a distância na educação brasileira? Quais as limitações desse modelo?
Discutimos questões como essas no Rádio Aspuv dessa semana.
O acesso à “internet” acredito, que não é o problema maior, pois rapidamente a “internet” será popularizada, e penso que para todas as classes, uma vez que é interesse das “firmas produtoras de tecnologias e todo o comércio eletrônico.” Além disso, o controle populacional e individual, interferindo cada de vez mais na privacidade da pessoa, por exemplo, ao fazer uma compra ‘online’ normalmente a loja pede o seu cadastro ao preenche-lo você fica exposto para o mundo, seu ipê ou celular e e-mail passam para um banco -de- dados “A NUVEM”, e você pode ser “controlado”, perdendo sua privacidade. Essas novas tecnologias são muito úteis quando bem usadas, agora, por exemplo, estou usando para corrigir esse texto. A PANDEMIA vai passar, espero que em breve, entretanto a preocupação com a PANDEMIA está desviando a população, de perceber um processo em andamento já algum tempo, um projeto global defendido por pelas classes economicamente dominantes. Por exemplo, para quem é dirigida a pesquisa? Para aqueles que a pagam. Consideremos, por exemplo, a pesquisa atual em nanoo- tecnologia? a IA, por exemplo, tem suas vantagens, mas não podemos nos enganar que essa tecnologia, tirará muitos trabalhadores, reduzindo o gasto da máquina pública e mais ainda daqueles que detém o poder econômico. Atualmente os encontros e interações, familiares ou não, tem sido virtuais, o celular e as plataformas digitais. Apps tem contribuído não para aproximação das pessoas, mas para o isolamento. Os encontros físicos são raros. Esse comportamento já está impregnado nas pessoas e passa a ser natural. Disso aproveitam os governos, com a desculpa de redução de gastos, as indústrias com a robotização e agora com a IA videoconferências, tudo em função da economia. Trazendo consequências como falta de emprego, enriquecimento da classe dominante e agora as IFES. A pessoa cada vez mais perde o valor, é o que ocorre. Fica a questão: A tecnologia é boa, mas supre o contato humano? Uma aula virtual pode alcançar milhares de estudantes, reduzindo os gastos já escassos, entretanto essa nova forma de passar informações mais viáveis, econômica mente, dispensando a interação física é melhor para a formação integral do estudante e do professor? e como viabilizar o EAD quais lucros, além do econômico? Imagine uma aula prática virtual, comparada com uma aula prática física? . Se as informações estão todas armazenadas na “memória” do computador para que serve a memória física? , porque aprender a escrever, se tenho um corretor? Até equações são resolvidas por ‘softwares’? São algumas das questões que coloco.
O uso do IA quantos empregos tirará?