Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
08 de julho: Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Nesta segunda-feira, 08 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A ASPUV aproveita a data para reiterar a sua luta em defesa da ciência pública, entendendo ser ela um instrumento fundamental para o desenvolvimento, o crescimento e a soberania do país. Parabeniza também todos os seus sindicalizados que, além de professores, desenvolvem pesquisas de reconhecidas importância e qualidade.

Especialmente neste 08 de julho, é importante jogar luz sobre a grave situação pela qual passa a área. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação teve 42% do seu orçamento previsto para 2019 congelados. O contingenciamento já levou à suspensão de 6.198 bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) este ano. No dia 10 de maio, a UFV informou a perda de 18 de doutorado e 11 de mestrado, além da impossibilidade de inclusão de bolsistas em alguns programas. Três semanas depois, foi anunciado o congelamento de 92 de mestrado, 20 de doutorado e outras de pós-doutorado.

Material gráfico produzido pela ASPUV.

Aqui em Minas Gerais, o quadro é ainda mais delicado. No fim de fevereiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) comunicou o corte de mais de 5 mil bolsas.

Outra situação que afeta diretamente a área são os contingenciamentos nas universidades e institutos federais de ensino. Mais de 90% da produção científica nacional é realizada nessas instituições, que tiveram R$ 1,7 bilhão bloqueado pelo Governo Federal.

Entidades estimam que o valor retornado pela ciência pública é de três a oito vezes maior do que o aplicado. Todos os países que mais cresceram e se desenvolveram nas últimas décadas investiram fortemente na educação, ciência, tecnologia e inovação. Para se ter ideia, em maio, a Alemanha anunciou o aporte de 160 bilhões de euros no ensino superior e na pesquisa científica. Segundo levantamento publicado pelo Jornal da USP, 60% da verba para ciência, nos Estados Unidos, vêm da iniciativa pública. Na União Europeia, esse valor é ainda mais alto: 77%.

Confira também:

Rádio ASPUV 337 – Ciência e Tecnologia

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.