Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Sindicalizados recebem direitos de ações interpostas pela Aspuv

Quatro professores sindicalizados receberam, na última semana, valores decorrentes de ações interpostas pela assessoria jurídica da Aspuv. Todos os processos referiam-se a valores reconhecidos na via administrativa pela UFV, mas que não foram pagos.



Segundo a assessoria, o Poder Judiciário, em situações como essas, tem garantido o pagamento relacionado a exercícios anteriores. A universidade, em vários casos e de forma voluntária, reconhece dever a seus servidores diversos direitos como retroativo de progressão, abono de permanência, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e parcelas relacionadas aos adicionais de insalubridade e periculosidade. No entanto, como outros órgãos do Governo Federal, acaba não efetivando o pagamento, argumentando falta de recursos ou de previsão orçamentária. O entendimento do Judiciário é de que, reconhecido administrativamente um direito, o seu pagamento deve ocorrer de forma imediata, sendo incabível o argumento de não haver verbas ou previsão no orçamento.



A assessoria jurídica da Aspuv tem interposto ações para garantir o pagamento dos valores com correção monetária e aplicação dos juros moratórios. Nos cálculos administrativos, são reconhecidos apenas valores originais sem esses acréscimos. O professor que estiver nessa situação ou tiver dúvidas sobre o assunto pode procurar o setor pelo telefone (31) 3891-1428 ou e-mail juridico@aspuv.org.br.


(Assessoria de Comunicação com Assessoria Jurídica da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.