Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Rádio Aspuv fala sobre o corte de verbas na ciência e tecnologia



A situação orçamentária das áreas de ciências, tecnologia e inovação no país é a pior dos últimos 10 anos, segundo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Por isso, esse será o tema da edição desta segunda-feira (02) do Rádio Aspuv. Quem debaterá a questão é a vice-presidente da SBPC, Vanderlan Bolzani. Lembrando que o programa vai ao às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7 (também é possível ouvir a programação da rádio ao vivo pelo site fratevi.org.br).



Este ano, o orçamento para custeio e investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é 25% menor do que o aprovado para 2017. O número chega a ser o equivalente a apenas cerca de um terço do de anos anteriores. Vale lembrar que 2017 já foi marcado por graves dificuldades financeiras para a área. Em agosto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chegou a cogitar interromper o pagamento de cerca de 110 mil bolsas de pesquisa devido à falta de recursos. Pesquisas em diversas áreas também tiveram o andamento comprometido. Além da questão orçamentária, o programa abordará a ameaça de perseguição a pesquisadores, que voltou à tona depois que o professor emérito da Universidade Federal de São Paulo, Elisaldo Carlini, foi intimado a depor devido a estudos sobre as propriedades medicinais da maconha.



O Rádio Aspuv é uma produção do setor de divulgação da seção sindical. O programa vai ao ar a cada duas segundas-feiras na Rádio Universitária FM 100,7. Após a veiculação, todas as edições ficam disponíveis no site da Aspuv (clique aqui para ouvir).



Rádio Aspuv Cortes na Ciência e Tecnologia:

Segunda-feira (02), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.