Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Devido ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última segunda-feira (20), a próxima edição do Rádio Aspuv falará sobre “O negro na universidade”. Para debater o assunto, foi feita uma entrevista com o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e diretor da Associação de Investigadores Negros da América Latina e Caribe, Paulino Cardoso. O programa vai ao ar na segunda (27), às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7. Lembramos que também é possível ouvir a programação ao vivo da rádio pelo site fratevi.org.br.



O Rádio Aspuv é uma produção do setor de divulgação da Aspuv. O radiojornal é veiculado a cada duas segundas-feiras. Após a exibição, todas as edições ficam disponíveis no site da seção sindical.



Negros nas universidades

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais negros estão fazendo o ensino superior no Brasil nos últimos anos. Em 2005, um ano após a implementação de ações afirmativas, como as cotas, apenas 5,5% dos negros em idade universitária faziam um curso de graduação. Em 2015, esse número chegou a 12,8%. Ainda assim, representava menos da metade do percentual de jovens brancos nas universidades nesse mesmo período: 26,5%.



Em programas de mestrado e doutorado, a presença dos negros também cresceu, mas ainda é pequena, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). De 48,5 mil alunos em 2001 foram para 112 mil em 2013. Entretanto, eles ainda representam apenas 28,9% dos pós-graduandos no país.



Rádio Aspuv “O negro na universidade”:

Segunda-feira (27), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)