Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Entidades da educação lançam manual contra a censura

Mais de 60 entidades ligadas à educação, entre elas o ANDES-SN, lançaram o “Manual Contra a Censura nas Escolas”. A iniciativa é uma resposta aos projetos que buscam censurar os debates sobre questões sociais e políticas pelas comunidades acadêmicas do Brasil a partir do Projeto de Lei (PL) 7180/14, da Escola Sem Partido, e de ações semelhantes nos estados e municípios.



O manual também conta com a assinatura Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF). O objetivo do material é preparar docentes e estudantes para combater as tentativas de censura, armando-os de informações legais e de orientações de ação em caso de tentativa de cerceamento.



O manual traz desde leis e artigos da Constituição que respaldam o direito à liberdade de cátedra e ao livre debate até estratégias político-pedagógicas para responder aos ataques. No manual também são apresentados casos-modelo e as formas de responder a cada um deles. São exemplos: a notificação extrajudicial de professores, a tentativa de criar leis municipais e estaduais para censurar professores e até a perseguição em redes sociais, entre outros.



No final do manual ainda há uma lista de canais de atendimento e de entidades parceiras que podem ser acionadas em caso de tentativa de censura.



“Este Manual foi elaborado como uma resposta às agressões dirigidas a professoras e professores e a escolas como estratégias de ataque de movimentos reacionários à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas, princípios previstos na Constituição Federal (1988). Porém, ao longo deste trabalho, a complexidade deste fenômeno nas escolas foi conferindo ao significado de ‘defesa’ um sentido especial, mais amplo que a mera reação à agressão injusta”, afirma a apresentação do manual.



Baixe o manual aqui.

Acesse o site do manual: www.manualcontraacensura.org.br



Leia também:

Cartilha traz orientações para defesa da liberdade de cátedra


(Assessoria de Comunicação do Andes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.