Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Comitê Quem Luta Educa lança abaixo-assinado para que UFV conceda Honoris Causa à Marielle Franco

O comitê Quem Luta Educa, do qual a Aspuv é integrante, lança, neste sábado (14), um abaixo-assinado com o intuito de que a UFV outorgue o título de Doutor Honoris Causa póstumo à Marielle Franco; ativista, socióloga e vereadora executada em março, no Rio de Janeiro; por sua “significativa contribuição à causa dos Direitos Humanos e por sua luta pelos excluídos e pela justiça social”.



O abaixo-assinado será entregue ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) juntamente a um documento propondo que o órgão submeta a concessão do título à avaliação do Conselho Universitário (Consu). De acordo com o regimento da UFV, a sugestão de outorga do Honoris Causa deve partir de um dos centros de ciências ou da Reitoria e ser aprovada pelo Consu com, no mínimo, 2/3 de votos favoráveis entre os seus membros. O regimento diz ainda que podem ser agraciadas pessoas que “tenham contribuído excepcionalmente para o desenvolvimento da Universidade, do País, ou para o progresso da educação, da ciência, da tecnologia, das letras e das artes”.



No documento, o Quem Luta Educa lembra, entre outros pontos, que a Declaração Universal dos Direitos do Homem completa 70 anos em 2018; que o crime permanece sem a devida elucidação; que Marielle era um exemplo de determinação em sua carreira acadêmica, saindo de uma comunidade marginalizada e obtendo o título de bacharel e mestre em duas prestigiadas universidades fluminenses, e também contribuiu para o engrandecimento do país, o progresso da educação e o avanço da Ciência Política e da Administração Pública.



O lançamento do abaixo-assinado ocorre durante a X Troca de Saberes, atividade integrante da programação oficial da Semana do Fazendeiro. Uma cópia ficará disponível na sede social da Aspuv (casa 52 da Vila Giannetti) para os interessados em assinar. Além do nome completo, é preciso informar o número do CPF e a ocupação. É possível ainda fazer o download do documento no link a seguir:



[download id=”4606″]



O Honoris Causa é o título máximo concedido pela universidade a quem realiza contribuições significativas para o Brasil.



O crime

Marielle Franco foi executada, juntamente com o seu motorista Anderson Gomes, no último dia 14 de março. O carro em que eles estavam foi emparelhado por um outro veículo, de onde os tiros foram disparados. Uma assessora também ficou ferida.



O crime gerou uma enorme repercussão no país e no exterior. Em nota, a ONU destacou que Marielle “foi uma das principais vozes em defesa dos direitos humanos na cidade. Desenvolvia plataforma política relacionada ao enfrentamento do racismo e das desigualdades de gênero e pela eliminação da violência, sobretudo nas periferias e favelas do Rio”. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), também pediu explicações sobre a execução da vereadora e de Anderson. Mais recentemente, a Anistia Internacional questionou a morosidade na elucidação do crime.



Marielle ocupava o cargo de vereadora na cidade do Rio de Janeiro. Havia sido eleita para o mandato 2017-2020 com a quinta maior votação do município e a segunda maior recebida por uma candidata à vereadora mulher nas eleições de 2016. Em toda a sua trajetória política, destacou-se pela luta em prol dos direitos humanos, em especial na defesa dos negros, mulheres e LGBTs.


Crédito da foto em destaque: Mídia Ninja

(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.