Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Dia oito de março é o Dia Internacional da Mulher e, para debater os desafios e o espaço que ela ocupa hoje, a Aspuv vai promover uma programação intensa ao longo do mês. Vão ser realizadas palestras, rodas de conversa e atividades culturais. “A Aspuv está preparando uma série de eventos para discutir problemas que, ainda hoje, atingem a qualidade de vida, a saúde e o trabalho das mulheres brasileiras. É para chamar a atenção da sociedade como um todo de que nós temos muito o que discutir em relação às mulheres e muitas conquistas para galgar”, enfatiza a presidente da seção sindical, Sylvia Franceschini.

Confira abaixo um resumo da programação.

Rodas de Conversa

Duas rodas de conversa vão ser realizadas em março, na Aspuv. A primeira, no dia oito, vai falar sobre a mulher na UFV. Vão ser discutidas questões como assistência às mães e presença de professoras na universidade. A segunda será no dia 22 e tratará sobre a saúde da mulher, abordando assuntos como as doenças sexualmente transmissíveis e prevenção a doenças femininas. As duas atividades vão ser realizadas na sede da Aspuv, a partir de 8h30, e abertas ao público.

Aspuv Debate

Dando continuidade à série Aspuv Debate, a seção sindical vai realizar quatro palestras este mês. No dia 17, a professora do Departamento de Direito da UFV, Roberta Freitas Guerra, vai tratar sobre “Mulher e a reforma da Previdência”. No dia 20, a presidente do Instituto da Mulher Negra – Geledés e integrante da Agência Patrícia Galvão, Maria Sylvia Oliveira, estará em Viçosa para abordar o assunto “Mulher e Racismo”. Uma semana depois, no dia 27, é a vez da professora da UFMG, Simone Wajnman falar sobre “Mulher e Mercado de Trabalho”. No dia 31, a palestra da professora da UNB, Tânia Mara Campos de Almeida, vai discutir o tema “Violência Contra a Mulher”. Todas as atividades vão ser abertas ao público, na sede da Aspuv, a partir das 18h, exceto a primeira palestra, que está marcada para as 9h.

Atividades Culturais

Em março, a Aspuv também prepara atividades culturais, tendo a mulher como protagonista. A partir do dia oito até o fim do mês, a sede da seção sindical recebe uma exposição de fotos sobre a história da mulher na UFV. São imagens que retratam o início tímido delas na universidade até os dias atuais, com a presença feminina mais forte.

No dia onze, a Aspuv, juntamente com a Divisão de Assuntos Culturais e o Vijazz, traz a Viçosa um show internacional. A cantora norte-americana de blues, Whitney Shay, vai subir ao palco do Espaço Fernando Sabino. As informações sobre a venda e a distribuição de ingressos vão ser divulgadas nos próximos dias.

A já tradicional Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar – Quintal Solidário também está nesta programação e vai ter edições temáticas em março. As atividades culturais vão ser relacionadas a mulheres, por exemplo, com apresentação de cantoras. Lembrando que a feira é realizada às quartas-feiras, na sede da Aspuv, a partir das 17h.

Roda de Conversa: a mulher na UFV. Oito de março, 8h30 – Aspuv

Roda de Conversa: saúde da mulher. 22 de março, 8h30 – Aspuv

Aspuv debate: mulher e a reforma da Previdência. 17 de março, 09h – Aspuv

Aspuv debate: mulher e racismo. 20 de março, 18h – Aspuv

Aspuv debate: mulher e mercado de trabalho. 27 de março, 18h – Aspuv

Aspuv debate: violência contra a mulher. 31 de março, 18h – Aspuv

Show da cantora Whitney Shay. Onze de março – Espaço Fernando Sabino

Quintal Solidário especial mulher. Oito, 15, 22 e 29 de março, 17h – Aspuv

 

(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.