Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Aspuv participa de ato público da X Troca de Saberes
Presidente e secretário-geral da Aspuv durante o ato.



A violência no campo, a proposta de flexibilização no uso dos agrotóxicos, o desmonte dos serviços públicos e dos direitos sociais no país foram alguns dos temas levantados durante o ato público da X Troca de Saberes, realizado na última segunda-feira (16). Participaram trabalhadores do campo, da cidade, indígenas, quilombolas, estudantes e representantes de movimentos sociais e sindicais de Viçosa. A Aspuv foi representada pela sua presidente Júnia Marise Matos Sousa e seu secretário-geral Allain de Oliveira.



O ato saiu do gramado em frente ao Edifício Arthur Bernardes no campus da UFV, onde as instalações da Troca de Saberes estavam montadas, descendo a reta em direção ao centro da cidade até a Praça Silviano Brandão. Durante todo o trajeto, os participantes fizeram falas e outras intervenções. Chamou atenção uma performance na qual os participantes entravam em sacos plásticos relembrando lideranças comunitárias assassinadas no país.



Intervenção relembra lideranças comunitárias assassinadas.



Além da violência no campo, outro assunto bastante debatido foi o Projeto de Lei (PL) 6299/02, que ficou conhecido como PL do veneno. A proposta quer flexibilizar o uso dos agrotóxicos no país. Diversas entidades ligadas à área da saúde, do meio-ambiente e dos direitos humanos já se posicionaram contrárias à medida, demonstrando grande preocupação com os efeitos que ela poderia vir a causar. Enquanto o Brasil estuda esse projeto, outros países endurecem as regras relacionadas ao uso das substâncias.



A Troca de Saberes é realizada desde 2009 durante a Semana do Fazendeiro. Entre os seus objetivos, estão o fortalecimento da agroecologia, da agricultura familiar, dos povos originários e a troca entre conhecimentos populares e científicos.



Confira outras fotos do ato público podem ser conferidas na página da Aspuv no Facebook (clique aqui).



Honoris Causa à Marielle Franco

Além do ato público, a Aspuv também esteve presente em outro momento da X Troca de Saberes. No sábado (14), a atividade foi o palco do lançamento do abaixo-assinado, que tem como objetivo a concessão do título de Doutor Honoris Causa póstumo pela UFV à Marielle Franco. A iniciativa é do comitê Quem Luta Educa, do qual a seção sindical é integrante. Para saber mais sobre a proposta e como assinar clique neste link.


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.