Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Na Aspuv, o mês de março vai ser marcado por discussões relacionadas às mulheres. Serão realizados dois debates. No dia 16, a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani, falará sobre as mulheres na ciência. Já no dia 21, será a vez da coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais, Marlise Matos, discutir a presença feminina na política.



As duas atividades estão marcadas para as 18h30 e serão abertas ao púbico. A primeira palestra será realizada na sede da Aspuv. A segunda, na sala 10 do CEE.



Mulheres na ciência

Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que a participação feminina na área cresceu no Brasil, nos últimos anos. No entanto a desigualdade continua evidente quando os números são analisados em detalhe: elas são minoria entre os grupos chamados de alto nível de produção científica e também entre os líderes de grupos de pesquisa. Outro ponto que chama atenção é a dificuldade de inserção em áreas tradicionalmente masculinas. De acordo com o CNPq, nas engenharias, as mulheres representam 36% dos bolsistas e, nas ciências exatas em geral, 35%.



Mulheres na política

As mulheres são a maioria dos eleitores brasileiros, mas isso não se reflete no percentual delas em cargos políticos. O Brasil é o segundo entre os países latino-americanos e caribenhos com menor participação feminina nos parlamentos: menos de 10% desses cargos são ocupados por mulheres, de acordo com a União Interparlamentar (IPU, na sigla em inglês) e a ONU Mulheres. No Poder Executivo, a situação também é desigual. Nas últimas eleições municipais, em 2016, a quantidade de prefeitas eleitas caiu: foram 641, o que representa cerca de 11,8% das prefeituras. Além disso, atualmente, apenas um estado brasileiro é governado por uma mulher e o Governo Federal conta somente com uma ministra.



Saiba mais sobre as palestrantes:



Vanderlan Bolzani

Vanderlan Bolzani é graduada em Farmácia, mestre em Química Orgânica e doutora em Ciências. Concluiu o pós-doutorado na Universidade Estadual da Virgínia (EUA). É professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, desde 2017, vice-presidente da SBPC. Foi ainda presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Bolzani integra também entidades científicas nacionais e internacionais como a Academia Brasileira de Ciências (ABC).



Marlise Matos

Marlise Matos possui graduação em Psicologia, mestrado em Teoria Psicanalítica, doutorado em Sociologia e é professora do Departamento de Ciência Política da UFMG. Já foi assessora da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil por dois mandatos e é representante latino-americana em órgãos internacionais ligados a mulheres na área de sociologia. Como pesquisadora atua em questões como relações de gênero e comportamento político de mulheres.



Aspuv debate: Mulheres na ciência e tecnologia: por que ainda somos tão poucas?

Sexta-feira (16), 18h30 – Aspuv (casa 52 da Vila Giannetti)



Aspuv debate: Mulheres e Política: os desafios de uma cidadania incompleta

Quarta-feira (21), 18h30 – Sala 10 do CEE


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações da Plataforma Lattes)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.