Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Andes realiza seminário sobre reorganização da classe trabalhadora e Aspuv participa com uma representante

Os desafios colocados aos movimentos de trabalhadores e à educação pública foram debatidos durante um seminário interno realizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) nos dias 30 de novembro e 01º de dezembro em Brasília (DF). Com o tema Reorganização da classe trabalhadora diante dos desafios do período, a atividade reuniu mais de cem professores de todo o país.



“O objetivo do seminário foi acumular reflexões e amadurecer um pouco as análises que estamos tendo sobre a conjuntura para melhor nos prepararmos para o próximo período e também para o congresso do Andes (…). Nós estamos no foco central do próximo governo, por sermos funcionários públicos, por sermos docentes e por sermos de universidades públicas, que também estão no foco”, avalia a secretária-geral do sindicato, Eblin Farage.



À esquerda, a professora Priscila Dorella, representante da Aspuv na atividade.



A Aspuv esteve presente com a professora do Departamento de História e integrante do Conselho de Representantes, Priscila Dorella.  A docente relatou como foi participar da atividade:



“O maior sindicato docente das universidades na América Latina – Andes – realizou, nesse último fim de semana em Brasília, reuniões com representantes de várias seções sindicais das universidades públicas do Brasil.



A educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada vem sofrendo ataques constantes com drásticos cortes de gastos públicos, ameaças à liberdade de ensino (Escola sem Partido), tentativas de criminalização dos movimentos sociais, parcos investimentos na ciência etc.



O novo horizonte é nublado e nos convida a pensar sobre o Brasil para sabermos como agir!



Representei com orgulho o sindicato da Aspuv -UFV em Brasília. Após intensos debates, ficou claro que a universidade não vai conseguir se defender sozinha.



É fundamental que a universidade comunique melhor consigo mesma e compreenda a importância de sua função pública.



É preciso que a sociedade veja que o conhecimento produzido na universidade busca fornecer, entre outras coisas, boas condições para o desenvolvimento da vida pública ao gerar melhorias significativas nas áreas de educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, habitação, direitos sociais e trabalho.



‘Ações? O que eu vi, sempre, é que toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada. Palavra pegante, dada ou guardada, que vai rompendo rumo’ – Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa.”


As fotos que ilustram o texto foram cedidas pela professora Priscila Dorella

(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

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