Nota da ASPUV sobre o crime de Brumadinho
A Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV) presencia com imensa consternação e profundo pesar mais um crime que mutila o nosso estado. Novamente, fruto da mineração predatória, inescrupulosa e que vê em nossa terra apenas um canal para obtenção de lucros astronômicos sem levar em conta a saúde e o mínimo de respeito à nossa terra, à nossa natureza e à nossa gente.
Urge mudarmos o nosso modelo de exploração econômica. É inadmissível que grandes multinacionais saqueiem nosso patrimônio, deixando um rastro de perdas irreparáveis: um desastre ambiental incalculável e centenas de TRABALHADORES desaparecidos sob a lama. É triste constatarmos que não mudamos após a tragédia de Mariana. É triste constatarmos que temos um Estado omisso, incapaz de fiscalizar e estabelecer exigências ambientas mínimas. É triste constatarmos que a Vale, empresa que era do povo brasileiro, se tornou uma criminosa. É triste constarmos que ainda somos uma colônia.
Enquanto professores de uma universidade pública, sabemos do nosso papel primordial nesse sentido. Devemos ajudar a repensar e construir novos modelos, independente do interesse das grandes empresas e comprometidos apenas com a nossa sociedade, aquela que nos mantém e a quem devemos retorno.
Toda a nossa solidariedade às famílias das vítimas e à população de Brumadinho! Exigimos que o Estado seja estritamente rigoroso com o caso e que a Vale seja punida e preste total e irrestrito apoio aos atingidos, sem concessões como ocorreu com as vítimas do crime de Mariana, que ainda lutam por uma mínimo de assistência digna.
Aos brasileiros não resta outro caminho a não ser a luta. Apenas assim teremos um país realmente soberano!
Diretoria da ASPUV
Gestão 2018-2020
(Crédito da foto em destaque: Agência Reuters)