Congresso do Andes começa nesta segunda em meio a cenário de desafios à educação e aos trabalhadores
Começa, nesta segunda-feira (28), a maior instância deliberativa do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN): o seu 38º Congresso. Em meio a um cenário de ameaças e desmonte dos direitos trabalhistas e dos serviços públicos, esta edição trará como tema Por Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95. A atividade será realizada até o dia 02 de fevereiro em Belém (PA) sendo organizado em conjunto com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa Seção Sindical).
“Será um congresso bastante esperando por conta da conjuntura. O principal debate que está colocado é sobre a retirada de direitos, os cortes orçamentários, os ataques à educação. É uma conjuntura de Reforma Trabalhista, de tentativa de aprovação da Reforma da Previdência. Nesse panorama, esperamos que o congresso possa debater os elementos iniciais dessa nova conjuntura que se inicia em 2019 (…). Se anunciam ataques profundos à universidade pública, como a proposta de cobrança de mensalidades e da tentativa de cerceamento à liberdade de cátedra”, analisou o 2º vice-presidente da Regional Norte II do sindicato e membro da comissão organizadora do congresso, Emerson Monte. Durante o congresso, três documentos relacionados ao Governo Federal devem receber especial atenção dos docentes: o plano de governo apresentado durante as eleições, as propostas da Frente Parlamentar Evangélica e o documento Panorama Fiscal Brasileiro – apresentado pelo Ministério da Fazenda de Temer à equipe de transição de governo.
A Aspuv será representada por uma delegada, a presidenta Junia Marise Matos Sousa, e oito observadores representantes da base e da diretoria. São eles: Bethania Medeiros Geremias (DPE), Edgard Leite de Oliveira (DPE), Fernando Conde Veiga (DGE), Igor Thiago Moreira Oliveira (DPE), Marcia Cristina Fontes Almeida (COL), Priscila Ribeiro Dorella (DHI), Renata Rena Rodrigues (COL) e Thais Almeida Cardoso Fernandez (DBG).
As discussões, durante o congresso, serão norteadas pelo Caderno de Textos e pelo Anexo ao Caderno de Textos. Eles estão disponíveis nos links abaixo:
(Assessoria de Comunicação da Aspuv com informações do Andes)