Conquista da greve, recomposição salarial pode ser vista na prévia do contracheque de abril

A prévia dos contracheques de abril dos servidores federais já está disponível para consulta por meio do SouGov.br. Nela, estão a recomposição salarial de 9%, conquista da greve de 2024, e o pagamento do retroativo desde janeiro. O contracheque definitivo deve sair no dia 24.
Recomposição salarial e acordo da greve
A recomposição salarial de 9% aos docentes é fruto da greve da educação federal. A sua efetivação foi prevista pela Medida Provisória nº 1.286/2024, editada pelo governo no fim de dezembro. O seu pagamento, no entanto, seguiu pendente por conta do atraso na aprovação do Orçamento 2025, que deveria ter ocorrido ainda no ano passado, mas só foi concluída em março, por conta de boicotes e chantagens do Congresso após o bloqueio de emendas parlamentares.
Além da recomposição salarial, o ANDES-SN segue mobilizado pela concretização dos demais itens previstos no acordo da greve. Em relação às revogações acertadas, até o momento, foi efetivada e da Instrução Normativa nº 66/22, que trata de progressões. Já os Grupos de Trabalho (GTs) previstos foram instalados, mas os debates seguem, até o momento, sem desdobramentos práticos em relação à entrada lateral na carreira, ao reenquadramento dos aposentados e à revisão das regras para a concessão dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
Confira aqui a nova tabela salarial da carreira docente do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)